iG responde: como cuidar das samambaias

Especialista esclarece dúvidas sobre os cuidados com a planta

Lila de Oliveira, iG São Paulo |

Getty Images
As samambaias devem ser cultivadas em ambientes de meia-sombra
Muito usadas na decoração das casas brasileiras especialmente nos anos 80, as samambaias voltaram com tudo, nos tradicionais vasos ou mesmo em jardins verticais. Mas com o seu retorno, surgem algumas dúvidas.

Qual o melhor substrato para a planta?


O xaxim é o substrato mais adequado para o plantio de samambaias, mas a sua venda foi proibida devido à ameaça de extinção. A alternativa encontrada pelos paisagistas foi o coxim, feito a partir de fibra de coco.

Com aspecto semelhante ao xaxim, ele retém bastante a umidade, o que é essencial para o desenvolvimento da espécie. Para mantê-la sempre saudável, deve-se usar inseticidas contra pulgões e cochonilhas, além de adubos nitrogenados.

Onde posicionar a samambaia?

De acordo com o agrônomo e paisagista Maier Gilbert , o ideal é deixar a samambaia em um ambiente de meia-sombra, que receba sol de manhã ou à tarde, pelo menos durante duas horas por dia. Não se deve deixá-las em exposição direta ao sol para que não amarelem.

Quando regar?

A irrigação das samambaias deve ser feita pelo menos três vezes por semana. Se bater muito vento no local, a planta pode desidratar com mais facilidade, prejudicando seu desenvolvimento. Uma alternativa para minimizar o problema é regar com mais frequência – sem encharcar o substrato – e em menor quantidade. O importante é manter o vaso sempre úmido.

    Leia tudo sobre: jardinagemsamambaiacoximregasubstrato

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG