A engenheira agrônoma e paisagista da Agreen, Mary Ellen Souza Melo, esclarece dúvida de leitor sobre manchas em camélias

Evitar tocar as pétalas ajuda a prevenir manchas em camélias
Getty Images
Evitar tocar as pétalas ajuda a prevenir manchas em camélias
As pétalas das camélias não devem ser tocadas, pois se cobrem de manchas amarronzadas que comprometem seu visual. Se não é esse o caso, verifique a existência de pragas. Elas devem ser controladas imediatamente, pois prejudicam o desenvolvimento das flores e folhas.

Nesse caso, o melhor a fazer é consultar um profissional para saber de que forma tratar o problema, já que cada tipo de praga demanda um cuidado diferente.

Mas antes de recorrer ao profissional, você pode avaliar se está cuidando corretamente das camélias. Elas se adaptam a solos ricos em matéria orgânica e a adubação pode ser feita a cada seis meses, com torta de mamona, húmus de minhoca e farinha de osso. A poda de limpeza também é bem-vinda, com a retirada de galhos, folhas e flores doentes ou velhos. Isso deixa o meio da planta mais livre para a passagem de raios solares.

As camélias podem ser cultivadas à meia-sombra, desde que recebam luz solar direta por algumas horas do dia. Gostam de climas amenos e são bem resistentes ao frio, suportando inclusive geadas.

As regas devem ser frequentes nos primeiros meses após o plantio da muda e, depois, o ideal é que sejam espaçadas, evitando o encharcamento do solo e o surgimento de manchas nas folhas.

Consultoria:

Mary Ellen Souza Melo , engenheira agrônoma e paisagista da AGREEN
Tel: (11) 9477-8081




    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.