Dicas para facilitar a poda de limpeza durante o outono

Ter ferramentas sempre muito bem afiadas, para evitar danificar as plantas, é o primeiro passo para fazer uma poda bem feita. Com tesouras de pontas finas é possível alcançar áreas de acesso mais difícil em arbustos e cercas vivas , mas para hastes lenhosas é essencial usar uma tesoura de poda adequada, para não “mastigar” os caules. Para podar folhas mortas, faça um corte limpo, na extremidade do pecíolo, exatamente onde a haste da folha encontra o ramo.

Durante o outono, é necessário fazer a poda de limpeza
Getty Images
Durante o outono, é necessário fazer a poda de limpeza
Evite fazer cortes e podas de correção, eliminando apenas os ramos que apresentarem algum problema sério, como quebra, ataque maciço de insetos ou pragas . “Nada de podar plantas que vão florir no inverno ou início da primavera , pois sua floração pode ser prejudicada”, avisa a paisagista Silmara Richter.

Podas educativas – que dirigem o crescimento das folhagens – também não são recomendadas. O certo é fazer apenas uma poda de limpeza, retirando folhas amareladas e galhos secos para favorecer a penetração dos raios solares entre os galhos da planta. “Essa poda de limpeza é especialmente indicada para as cercas vivas ”, completa

As plantas no outono perdem uma boa parte de suas folhas, o que oferece uma ótima oportunidade para verificar quais precisam de suporte, tutores ou treliças. Verifique as condições gerais destes apoios e aproveite para corrigir a condução dos ramos que cresceram durante o verão .

Importante também é garantir a umidade das plantas sem encharcar. “As plantas entrarão num período no qual as chuvas diminuem e o solo passa a ficar mais ressecado”, diz a paisagista.

Uma ótima medida é aproveitar para incorporar à terra elementos com ação hidrorretentora, ou seja, que absorvem e mantém a umidade na quantidade certa. O mais recomendado é o húmus de minhoca que além de cumprir essa função ainda contém bons nutrientes para as plantas.”






    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.