Flores à la carte

Conheça as espécies comestíveis e saiba como cuidar de cada uma delas

Juliana Guimarães, especial para o iG São Paulo |

Getty Images
As diversas cores do amor-perfeito, levemente amargo, alegram o prato
Aproveite a chegada da primavera para levar as flores também à mesa. Além de enfeitar os pratos, espécies como a capuchinha, a flor de abóbora e o amor-perfeito, quando plantadas de forma orgânica, se transformam em ingredientes agradáveis ao olhar e ao paladar.

Para garantir a qualidade, ter um jardim de flores comestíveis em casa é mais do que recomendado. “Dessa forma você terá certeza de que elas estão livres de agrotóxicos”, afirma o botânico Gil Felippe, autor do livro “Entre o Jardim e a Horta” (editora SENAC). “Nunca compre em floriculturas ou locais não especializados em alimentos, pois as flores são normalmente tratadas com agrotóxicos”, completa.

No entanto, há uma lista de cuidados especiais para manter a saúde das plantas. A primeira medida é escolher um local adequado para o plantio.

Ambientes arejados e longe de animais domésticos, que trazem sujeira, são os mais indicados, segundo a paisagista Rosalba Matta Machado.

Em seguida, é preciso escolher as flores. “Há diversas opções, das exóticas às mais tradicionais, como a alcachofra, a couve-flor e o brócolis, que muita gente nem lembra que são flores”, diz Felippe. Para cultivá-las em casa, é preciso um espaço amplo e ventilado. “É fundamental regar diariamente e protegê-las da incidência solar direta”, ensina Rosalba.

Os vasos são importantes nesse contexto e devem ser escolhidos de acordo com o tamanho e a quantidade de espécies. “Errar na proporção dos modelos pode afetar o desenvolvimento”, alerta.

Surpreenda os convidados

Se a intenção é fugir do convencional, é possível escolher sua flor comestível em uma lista extensa de sugestões. “Entre elas, destaco amor-perfeito, calêndula, rosa, flor de agave e alcaparra”, diz a nutricionista Fabiana Camargo. “Porém, elas devem ser servidas como complementos, pois algumas não possuem muitos nutrientes”, completa.

Mas é preciso ficar atento, pois não são todas as espécies que podem ser ingeridas. Há diversas espécies venenosas, como a azaleia, o bico-de-papagaio e a violeta africana. Para ter certeza, procure profissionais ou empresas especializadas e se informe.

Conheça algumas espécies comestíveis e suas características de cultivo:

- Alcaparra
- Amor-perfeito
- Borago
- Brinco-de-princesa
- Calêndula
- Capuchinha
- Cravo-da-Índia
- Crisântemo
- Erva-doce
- Flor de abóbora
- Lírio
- Maria-sem-vergonha
- Primavera
- Rosa
- Tulipa


Alcaparra
Aquelas conservas encontradas no supermercado são os botões da flor. A parte externa dos muros do Vaticano abriga muitas variedades dessa espécie

Cultivo: são resistentes a altas temperaturas e necessitam de um solo bem irrigado para sobreviver

Amor-perfeito
São populares, coloridas e levemente amargas. No prato é possível brincar com as diversas cores (amarelo, vermelho, roxo, azul e branco)

Cultivo: é uma planta de meia-sombra e floresce no inverno. Deve ser plantada em solo rico em húmus

Borago
Sua coloração é azul, o que faz da flor uma excelente opção para decorar pratos. Possui sabor adocicado e pode ser usada em saladas e doces. É indicada para compor caldas de pudins. Quando as pétalas estão frescas apresentam grande quantidade de vitamina C. Também pode ser servida como chá.

Cultivo: o solo deve ser fértil e bem drenado. É importante colocá-lo em locais de sombra ou meia-sombra. A época mais indicada para o plantio é a primavera.

Brinco-de-princesa
As flores são vistosas e ideais para decorar pratos. Apresentam sabor levemente ácido. Floresce durante a noite e pode ser usada em diferentes pratos, como massas e saladas

Cultivo: necessita receber quatro horas diárias de luz solar, porém evite o sol do meio-dia

Calêndula
Apresenta coloração amarela ou alaranjada. Possui carotenóides, substância que ajuda a prevenir o câncer, e óleos essenciais. Por esse motivo suas pétalas são misturadas com arroz, peixe, sopa, queijos, manteiga, iogurte e omeletes

Cultivo: gosta de solos arejados e porosos. Precisa de quatro horas diárias de luz solar e rega frequente (em dias alternados)

Capuchinha
A flor é uma das preferidas dos chefs e possui sabor levemente apimentado. Pode ser usada em saladas e massas. Vale decorar os pratos com a espécie, que apresenta coloração amarela, laranja ou avermelhada.

Cultivo: ela deve receber luz solar intensa e pode ser plantada em vasos pequenos. O plantio deve ser feito em qualquer época do ano, mas é na primavera que ela fica ainda mais vistosa.

Cravo-da-Índia
Condimento muito usado na culinária, o cravo-da-Índia é colhido antes que a flor se abra, quando ainda tem coloração rosada. Pode ser usado em doces ou salgados. Muito indicado para dar aroma

Cultivo: desenvolve-se no período das chuvas e vai bem em solos úmidos

Crisântemo
Muito usado em pratos chineses e japoneses. É fundamental remover as hastes, pois são amargas. Para os orientais, uma pétala no fundo do copo é sinônimo de longevidade

Cultivo: florescem no inverno e precisam de luz solar diária

Erva-doce
Suas flores são muito úteis para quem gosta de inovar. Podem ser usadas curas em saladas, cozidas e também em bolos e tortas. Vale decorar diferentes pratos com a espécie. As sementes são usadas em molhos, biscoitos e bolos.

Cultivo: deve ser cultivada em local ensolarado ou à meia-sombra. Use adubos orgânicos para enriquecer a terra

Flor de abóbora
São grandes e possuem coloração alaranjada. É uma espécie popular na culinária italiana e pode ser usada em sopas, saladas, omeletes ou refogada na manteiga, entre outras opções

Cultivo: é fundamental reservar um espaço amplo e oferecer atenção diária à planta

Lírio
Possui flores brancas e perfumadas. Pode decorar todos os pratos, mas combina mesmo com saladas

Cultivo: é uma planta de frio e não deve receber luz natural constante, é preciso saber dosar. É necessário comprá-lo em bulbo para que possa florescer

Maria-sem-vergonha
Apresentam gosto leve e adocicado. As pétalas têm textura de goma de mascar

Cultivo: o solo deve ser úmido, mas não encharcado. Deve ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra

Primavera
Flor muito usada em bebidas. Ferva a água, jogue sobre as flores e abafe por cerca de 15 minutos. Logo sem seguida, sirva com mel.

Cultivo: gosta de pleno sol, clima quente e úmido e suporta solos secos

Rosas
Todas são comestíveis. As perfumadas são ainda mais saborosas. É importante remover as bases, que são amargas. Com as pétalas é possível produzir geleias, cremes, manteiga e sobremesas. Com os botões pode-se fazer picles. O xarope também é usado em panquecas doces e bebidas

Cultivo: as roseiras vão bem em qualquer tipo de solo. No entanto, o substrato rico em húmus e bem drenado favorece seu desenvolvimento

Tulipas
Possui sabores variados, dependendo da espécie escolhida. Muitas lembram gosto de alface levemente adocicado. São ideais para quem deseja impressionar. Vale usar como base comestível para servir petiscos. Atenção: é preciso remover o pistilo e deixar apenas as pétalas

Cultivo: floresce sob baixas temperaturas. É fundamental regar com água gelada para que as flores durem mais tempo

* Fonte: Entre o Jardim e a Horta, Gil Felippe, Editora Senac, e Fabiana Camargo.

Anote a receita elaborada pela nutricionista Fabiana Camargo:

Salada verde com flores comestíveis
Ingredientes:

- 1 pé de alface americana
- 1 escarola
- 1 radicchio cortado em tirinhas
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
- 1 xícara de amor-perfeito
- sal a gosto

Modo de preparo:
Distribua as folhas em pratos individuais. Coloque primeiro a alface americana, em seguida, a escarola, e, por último, o radicchio. Espalhe as flores sobre os pratos e reserve. Misture o azeite, o vinagre, e o sal.






Serviço:

Fabiana Camargo
Tel.: (11) 9919-8262

Editora Senac

Rosalba Matta Machado
Rua HIN CA 01, Bloco A, Sala 317 – Brasília (DF)
Tel.: (61) 3577-4777

    Leia tudo sobre: jardimflores comestíveisamor-perfeitorosatulipa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG