Utilize as técnicas milenares do Feng Shui para dar mais equilíbrio à sua área verde

Pouco se fala, mas os conhecimentos da arte milenar do Feng Shui, desenvolvida pelos chineses para ajudar a equilibrar as energias e harmonizar ambientes, também podem ser aplicados também nas áreas verdes.“Cores, texturas, clima, sol, sombra, silêncio ou barulho, tudo isso influencia nos espaços da morada. Com o Feng Shui podemos corrigir o que nos incomoda”, afirma a paisagista Ana Maria Gonçalves.

As plantas de médio porte devem estar nas laterais do terreno
Getty Images
As plantas de médio porte devem estar nas laterais do terreno
Segundo os ensinamentos, em toda a casa circula uma energia considerada vital, chamada Ch’i, que pode ter seu fluxo reorientado com diversos métodos. Uma das ferramentas mais conhecidas no ocidente para isso é o Ba-guá, que deve ser usado para identificar os lugares do jardim que correspondem a oito áreas da vida (trabalho, família, espiritualidade, prosperidade, sucesso, relacionamentos, criatividade e amigos).

Acerte na planta segundo o Feng Shui

“Arquitetar o jardim de acordo com esses princípios traz inúmeros benefícios para o dia a dia. A energia flui e conecta a natureza e o homem”, conta I Ming, presidente da Sociedade Feng Shui Brasil.

A primeira etapa é analisar o perfil dos moradores. “Podemos criar pontos de leitura, relaxamento e diversão, de acordo com a necessidade de cada um. Com base nessas informações é possível agradar a todos”, comenta Ana Maria.

O próximo passo é analisar a inclinação e o formato do terreno que receberá o projeto de paisagismo , essas duas características têm grande influência nas decisões a serem tomadas. “Em lotes triangulares, por exemplo, é preciso equilibrar a distribuição das espécies. Porque é como se faltasse uma área do Ba-guá para ser harmonizada ”, explica a paisagista Sara Palamoni, da Casa e Paisagismo.

A intensidade dos ventos também é fundamental. “Se ventar muito, a energia positiva entra no espaço e não permanece nele. Para solucionar o problema, basta escolher espécies que barrem as rajadas”, diz a profissional.

Teste o grau de energia da sua casa segundo o Feng Shui

A presença do sol é um bom sinal, pois o calor leva energia para as residências . “O astro representa calor e fogo, o que é muito importante para o sucesso dos moradores”, afirma.


Como escolher

O girassol é uma das espécies que são sempre bem-vindas em áreas internas da casa
Getty Images
O girassol é uma das espécies que são sempre bem-vindas em áreas internas da casa
Não há plantas certas ou erradas para se montar um jardim energeticamente harmônico. Vale tudo, desde que a combinação entre elas seja feita corretamente. Para isso, os conhecimentos de um profissional habilitado são essenciais. “ Plantas com espinhos não devem ser usadas na área dos relacionamentos, principalmente para casais. Elas representam pontos negativos no convívio”, diz Sara. Samambaias em excesso também não são recomendadas, pois têm folhagens pendentes. “Elas fazem um movimento de queda, o que não é bom para a casa”, completa.

Algumas são sempre bem-vindas em áreas internas, como girassol, lírio-da-paz, broméli a, violeta, bambu e árvore-da-felicidade, entre outras.

Já as plantas de pequeno porte, devem ser usadas na fachada para não barrar a entrada de vibrações. “As de médio porte devem estar nas laterais do terreno e as maiores ficam ao fundo”, explica a especialista.

Aprender a combinar as cores também é imprescindível. Elas devem ser harmonizadas de acordo com o Ba-guá. “Na área do sucesso é importante ter flores vermelhas, que representam o fogo. Já na parte de relacionamentos, prefira as de tonalidade rosa . As brancas devem estar no espaço reservado à criatividade e aos amigos”, ensina Sara. Outra característica que influi é o aroma das espécies. “Atrai pássaros, borboletas e outros seres vivos, o que nos aproxima da natureza.”


Serviço:
Ana Maria Gonçalves
Tel.: (11) 8953-1349/ (35) 8462-1695

Casa e Paisagismo
Avenida Pedroso de Morais, 608, conjunto 73 – São Paulo (SP)
Tel.: (11) 2339-8128/ 8272-8285

Sociedade Feng Shui Brasil
Praça Almeida Júnior, 86, 2º andar – São Paulo (SP)
Tel.: (11) 2368-0973/ 9810-0973

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.