Aproveite o capim para dar volume e movimento ao jardim

Mais conhecido como fonte de alimento para diversos animais , o capim pode ser grande aliado na formação de projetos paisagísticos . “A opção dá um ar confortável e um belo efeito estético no plantio”, afirma o paisagista Sergio Santana.

A ramagem densa do capim é formada por folhas estreitas, longas e curvadas que podem se diferenciar conforme o tipo. Com certeza existem opções para todos os gostos.

“O capim-dos-pampas, por exemplo, pode chegar a dois metros de altura e possui flores brancas, parecidas com plumas. Já o do Texas é menor, abaixo de um metro, e a coloração de sua inflorescência é arroxeada”, diz a paisagista Gigi Botelho.

E as qualidades não param por aí – nem é preciso quebrar muito a cabeça para formar combinações, o capim cai bem com quase tudo. “É possível destacá-lo utilizando exemplares com folhas de formatos diferenciados, como as dos arbustos e árvores ”, indica Hilgert. Ou ainda brincar com cores e texturas. “O capim-dos-pampas pode ser usado com forração feita de lambari-roxo (Tradescantia zebrina var. purpusii), para criar contraste. Outra combinação é a grama preta (Ophiopogon japonicus), que pode ser usada para acabamento entre arbustos e forrações”, completa Santana.

Como cuidar
Mais um ponto positivo: a planta é dura na queda. “Ela é bastante tolerante aos períodos de seca, a temperaturas mais baixas e também suporta climas tropicais”, explica Santana. E para que elas cresçam saudáveis e deixem o jardim ainda mais bonito, é preciso seguir alguns passos simples. “Garanta bastante insolação, mantenha o solo úmido e providencie um substrato com boa drenagem, isso é essencial”, ensina o arquiteto e paisagista Raul Hilgert.

Serviço:
Gigi Botelho
Rua Mário Maglio, 207 – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3892-2588
e-mail: contato@gigibotelho.com.br

Gilberto Elkis
Rua Rodésia, 497 – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3815-9537

Paula Magaldi
Alameda Lorena, 442 – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3050-0808
e-mail: paisagismo@paulamagaldi.com.br

Sergio Santana
Avenida das Américas, 1155 – Rio de Janeiro (RJ)
Tel: (21) 3325-1653

Raul Hilgert
Tel: (51) 8448-9977
e-mail: raulhilgert@terra.com.br

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.