Dicas importantes impedem o surgimento de folhas amarelas

As temidas folhas amarelas estão entre os sintomas de que algo não vai bem com a sua roseira. Elas podem surgir por inúmeros motivos, tais como o excesso ou a falta de água, luz e nutrientes e a presença de pragas .

As roseiras devem receber pelo menos seis horas de luz solar direta
Getty Images
As roseiras devem receber pelo menos seis horas de luz solar direta
Para evitar o seu aparecimento, algumas dicas de cultivo são essenciais, como apontam as engenheiras agrônomas Aline Fini, do Instituto Brasileiro de Paisagismo, e Mary Ellen Souza Melo, da Agreen Serviços Agronômicos.

Onde plantar

O local escolhido para a sua roseira deve ser bem iluminado, recebendo pelo menos seis horas diárias de luz solar direta. Recomenda-se, ainda, que o lugar seja arejado, principalmente nas regiões chuvosas, para evitar o surgimento de fungos nas folhas e flores.

Quando regar suas rosas

Logo após o plantio das mudas, e até a primeira floração, é necessário irrigar moderadamente – sem encharcar o solo –, todos os dias. Depois disso, recomenda-se regar uma vez por semana no inverno e de duas a três vezes por semana em épocas de seca. Durante as chuvas, suspenda as regas.

Quando podar

A primeira poda pode ser feita cerca de um ano após o plantio, de preferência no inverno, e deve ser repetida anualmente, entre os meses de julho e agosto.

Alimente sua planta

É importante adubar as roseiras de duas a três vezes por ano. A primeira adubação pode ser feita logo após a poda anual; a segunda, entre novembro e dezembro; e a terceira, entre os meses de janeiro e fevereiro.

Para garantir o bom desenvolvimento da planta e a melhora do solo, o ideal é fazer uma adubação orgânica balanceada. Para cada metro quadrado de terra são necessários 20 litros de esterco curtido, 200 gramas de farinha de ossos e 100 gramas de torta de mamona. Outra opção é usar produtos já balanceados, como o bokashi.









Fontes:

Aline Fini, engenheira agrônoma do Instituto Brasileiro de Paisagismo
Tel: (11) 3061-1219

Mary Ellen Souza Melo, engenheira agrônoma e paisagista da Agreen Serviços Agronômicos
Tel: (11) 9477-8081

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.