Fonte de nutrientes, os adubos são essenciais para garantir a beleza das plantas domésticas

Fonte de nutrientes, o adubo deve ser colocado quatro vezes por ano
Getty Images
Fonte de nutrientes, o adubo deve ser colocado quatro vezes por ano
Dizer que tudo o que uma planta precisa para viver é apenas água e sol não é bem uma verdade. Para realizar a fotossíntese, o processo através do qual o próprio vegetal fabrica seu alimento, é necessário ter um solo rico em diversos nutrientes, como fósforo e potássio. É ai que entra o adubo e sua importância para a agricultura e também para a jardinagem.

“Adubação é fundamental”, afirma o técnico em agropecuária e professor de jardinagem do Senac-RJ, Cláudio Teixeira. Para explicar a necessidade dos adubos, ele lembra do ciclo natural que acontece em uma floresta, onde, ao longo do ano, as folhas que caem das árvores se transformam em adubo natural.

Mas, quando as plantas não estão mais em seu habitat é necessário que o homem dê uma ajudinha. “É preciso ajuda a repor os nutrientes”, diz o paisagista Maier Gilbert, da Maier e Alê Paisagismo.

Quando adubar

Roberto Martins, professor da Escola Municipal de Jardinagem de São Paulo, lembra ainda que, no caso da jardinagem doméstica, a adubação se faz ainda mais necessária. “As espécies que ficam em vasos são as que mais precisam de atenção, porque a terra vai ficando sem nutrientes e a planta vai definhando.”

Uma adubação normal deve ser feita, no máximo, quatro vezes por ano. Mas há quem exagere nos cuidados e reponha o adubo a cada 15 dias, o que pode deixar o solo ácido e pode acabar com algumas plantas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.