Não importa o tamanho do imóvel, sempre é possível ter um espaço verde para conectá-lo à natureza

Você não precisa de um quintal grande para ter um jardim. Na verdade, nem é necessário morar em casa. Com as escolhas certas, é possível cultivar plantas em varandas , pequenas áreas externas e até ambientes internos, sem roubar o espaço social. O que não dá é para ficar longe do verde. “Qualquer cantinho pode virar um jardim de inverno , o que cria um clima mais aconchegante”, diz a arquiteta Elaine Gonzalez.

Por menor que seja a varanda , a arquiteta Flávia Sá garante que é possível ter plantas por ali. Para isso, aposte em vasos e floreiras no chão ou em prateleiras. Pendurá-los no teto ou fixa-los nas paredes também são boas saídas. É possível ter até mesmo uma árvore frutífera.

E se nem varanda seu apartamento tem, não se preocupe. “Atualmente conseguimos criar jardins até em banheiros, ou em uma parede interna da residência”, afirma Flávia, referindo-se aos jardins verticais . O que não elimina os vasos de flores espalhados pelos diferentes cantos. Veja na galeria de imagens alguns projetos possíveis e inspire-se.

Leia mais sobre plantas:
- Acerte nas plantas dentro de casa 
- Plantas ideais para a sacada 
- Como cultivar plantas em apartamentos 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.