Mesmo dividindo opiniões, estátuas de gnomos são liberadas pela primeira vez em aristocrática mostra de jardinagem

No sisudo mundo da jardinagem britânica, um assunto têm gerado uma série de reações. Pela primeira vez, gnomos – criaturas engraçadas comumente associadas à paisagem dos menos afortunados, dos não famosos e dos que têm mau gosto – serão aceitos no Chelsea Flower Show, organizado pela tradicionalista Royal Horticultural Society. "Gnomos?", disse um expositor no dia 20 de maio, quando a feira abriu uma prévia. "Não posso nem pensar em gnomos."

Mais:
- Manual prático para deixar o jardim sembre bonito 

Ainda tímidos, os gnomos surgem nos jardins mais aristocratas de Londres
Andrew Testa/The New York Times
Ainda tímidos, os gnomos surgem nos jardins mais aristocratas de Londres

Alguns expositores fizeram a festa, colocando gnomos em lugares onde não passariam despercebidos, como no meio da grama. Outros pareciam achar que os gnomos podem ser legais para outras pessoas, mas certamente não para ninguém que eles conheçam, ou queiram conhecer. Um renomado paisagista, Robert Myers, escondeu um gnomo em uma árvore em sua mostra, entrou em pânico e o tirou de lá, antes que os juízes pudessem ver. "Eu não sei aonde ele foi", Myers disse sobre seu gnomo de outrora.

E também houve os irmãos Hewitt, Paul e Richard, que estavam exibindo estufas e apareceram vestidos com roupas de gnomos que eles haviam comprado no eBay e complementaram com barbas que eles mesmos fizeram. Eles entenderam mal, e estavam se sentindo um pouco envergonhados. "Nós achamos que haveria um monte de gente vestida como gnomos", disse Paul Hewitt, de 50 anos. Richard Hewitt, de 57, se lembrou de uma vez em que foi a uma festa black-tie vestido de Ozzy Osbourne, tendo se confundido e achado que ia a uma festa à fantasia com o tema "black and white" (preto e branco).

Leia também:
As mais belas orquídeas, para se apaixonar

A feira de flores é a ocasião mais importante e influente da sociedade de paisagistas nesse país louco por jardinagem, estabelecendo os padrões mais elevados do mundo da jardinagem. Os expositores gastam várias semanas e, às vezes, centenas de milhares de dólares criando jardins inteiros que competem por diversos títulos e são vistos pelos jardineiros mais sagazes e perspicazes do país.

A liberação dos gnomos na sisuda feira de jardinagem foi tão surpreendente que as estatuetas roubaram a cena
Andrew Testa/The New York Times
A liberação dos gnomos na sisuda feira de jardinagem foi tão surpreendente que as estatuetas roubaram a cena

Os gnomos, que são chamados de "criaturas míticas com cores brilhantes" no manual que rege a feira, na verdade, não são parte da estética de Chelsea. (Nem os balões, bandeiras, "bandeiras de publicidade", ou "qualquer item que, na opinião da sociedade, desvie a atenção da apresentação das plantas ou produtos em exposição", diz o manual). Mas, fora do mundo rarefeito da feira de flores, os gnomos de jardim – pequenos e alegres, normalmente vestidos como os anões de "Branca de Neve e os Sete Anões", com chapéus pontudos e pequenos casacos – são extremamente populares.

O mau gosto, ao que parece, está nos olhos de quem vê. "Há pessoas que são fanáticas por gnomos, que vão, literalmente, comprar qualquer gnomo disponível", disse Sally Chambers, gerente de marca da Solus, empresa que oferece produtos para jardinagem e que vendeu 200 mil gnomos da sua linha Woodland Wilf desde 2009. Os clientes têm inúmeras opções de gnomos para escolher, incluindo o gnomo deitado em uma folha, um que rega as plantas, um que tem um cogumelo como casa e o que joga golfe. "Eles colocam no jardim, no quintal", continuou Chambers. "Eles me mandam fotografias de suas coleções. Tem uma senhora que é uma boa fotógrafa, que usa o gnomo como assunto e vende as fotos na internet."

Mais:
Veja como montar uma floreira

Jonathan Jones, diretor de jardinagem na propriedade Tregothnan do século 14, em Cornwall, disse que ele não ficou envergonhado com a inclusão de um gnomo na sua exibição em Chelsea. O gnomo, astuciosamente sentado dentro de um tipo de miniestufa interna chamada Ardiam, geralmente pode ser encontrado na propriedade, perto da torre do relógio. Os grandes proprietários de terra em Cornwall têm o hábito divertido de pregar peças de gnomos entre eles, Jones disse, às vezes, de maneira inesperada, colocando gnomos em lugares estranhos, uns nas propriedades dos outros. "Uma vez alguém decapitou um de nossos gnomos", completou.

Como parte da nova política amiga dos gnomos, a sociedade de paisagistas deu um grupo de gnomos para um grupo de celebridades, que então os decoraram. (Elton John deu seus óculos escuros enormes com strass rosa). Os gnomos, que estão à mostra na feira das flores, serão leiloados para arrecadar dinheiro para ajudar a educar crianças quanto à jardinagem. E bem a tempo, disse Laurence Llewelyn-Bowen, uma celebridade que dá dicas de decoração na televisão e que pintou seu gnomo em uma paisagem clássica inglesa.

"Os gnomos têm muito simbolismo nos jardins ingleses, como uma afirmação anticlasse", disse Llewelyn-Bowen, que calhou de estar passando por seu gnomo pintado enquanto se preparava para o programa de jardinagem. Ele disse ter uma colônia de gnomos no jardim. "É bom para confrontar o conhecimento herdado de que todos os gnomos são desagradáveis", disse Llewelyn-Bowen. Falando sobre sua esposa, ele completou: "E também, a Jackie precisou superar sua elegância e confrontar sua 'gnomofobia'". "Eu aprendi que não há espaço para 'gnomismos' na minha vida", disse Jackie Llewelyn-Bowen.

A flexibilização das restrições dos gnomos se aplicam apenas este ano – ano do centenário da Chelsea Flower Show. No próximo ano a restrição estará de volta. Nem todo mundo vai sentir pena. Uma nova campanha publicitária para a Ikea mostra gangues de gnomos malvados ameaçando um casal em seu jardim, sobre o qual o casal revida o ataque, afogando os gnomos, arremessando-os pela cerca e esmagando-os em pedaços.

No estande da Kings Seeds, um gnomo com um chapeuzinho verde sentava no que, olhando mais de perto, revelou-se ser um pinico. "Na verdade, é uma piada mostrar o que pensamos sobre gnomos", disse Les Day, diretor de gestão. "De um ponto de vista prático, se você está cultivando sementes no seu jardim você não precisa deles, de verdade. É mais prático colocar algo como uma rede ou repelente de lesmas."

Leia ainda:
- A planta de cada década - Relembre 
- Ideias para decorar a casa com flores 


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.