Arranjos delicados oferecem boa opção para quem busca trazer a primavera aos ambientes

A primavera paulistana acaba de ganhar um toque oriental com a exposição “Perrier-Jouët: Printemps des Arts”, aberta na última sexta (21) no Shopping Cidade Jardim. A mostra apresenta nove arranjos florais japoneses – também conhecidos como ikebanas - produzidos pelo designer japonês Makoto Azuma. Com arranjos que mais se parecem com quadros e instações de arte, o evento tem destaque para a peça Florale Edition, confeccionada com anêmonas, hastes de jasmim e de ripsalis, avenca, frésias e chuva de prata.

Leia também:  Vai presentear com flor? Escolha a espécie ideal para cada situação

As flores presentes na mostra foram escolhidas pelo próprio designer durante uma visita a mercados de jardinagem . Orquídeas, anêmonas e patas de elefante podem ser encontradas nos arranjos, além de espécies orientais típicas como bonsais e Matsu (pinheiro japonês). “Na hora de compor as peças, sempre observo a estação do local e busco as plantas que estiverem disponíveis”, afirma o designer. “Escolhi flores resistentes para que aguentem o período da exposição brasileira”, diz.

Makoto Azuma ganhou reconhecimento internacional ao transformar ikebanas em verdadeiras obras de arte. Seus trabalhos já foram reconhecidos por entidades como a Cartier Foundation for Contemporary Art em Paris. Segundo o profissional, não há segredo nem fórmula mágica para produzir os arranjos . “É um momento de inspiração. Olho e imagino como explorar a beleza da espécie. Posso levar de 20 a 30 minutos para uma obra pequena e até dois dias em um trabalho grande”, afirma.

Serviço:

“Perrier-Jouët: Printemps des Arts”
Data: 21/09 a 05/10
Horário: segunda à sábado das 10h às 22h / domingos e feriados das 14h às 20h
Endereço: Avenida Magalhães de Castro, 12.000 – São Paulo (Shopping Cidade Jardim – piso Térreo)
Entrada gratuita

Veja mais:

Saiba plantar em recipientes caseiros

Deixe o jardim seguro

As mais belas orquídeas

Siga o iG Delas pelo Twitter e assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades.

:

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.