Expoflora 2012 traz ainda outras espécies inéditas, como o lírio sem pólen e orquídea de três centímetros

Grande destaque da mostra de arranjos da  Expoflora 2012 , evento de jardinagem realizado em Holambra, no interior de São Paulo, a planta ovo (Solanum Ovigerum), original da Índia, pertence às famílias da berinjela e do jiló. Como o próprio nome sugere, os seus frutos são parecidos com os ovos de galinha, mas a planta não é comestível. Além dela, o lírio dobrado sem pólen é outra novidade da exposição. Desenvolvida na Holanda e produzida em solo brasileiro, a flor não tem “pistilo” – o órgão reprodutor da flor – e, por isso, dura até 15 dias em arranjos.

Leia também: A flor ideal para dar de presente em casa ocasião

Quem também promete chamar a atenção dos visitantes na mostra de mais de 250 mil flores são as orquídeas phalaenopsis. Apresentadas em modelos exóticos e tamanhos reduzidos, as novas espécies têm pétalas que não ultrapassam três centímetros. “Na Expoflora, o público conhece novas espécies e tendências”, diz Paulo Fernandes, diretor de comunicação do evento. Para os produtores o encontro também é rico. “Eles adquirem maior clareza do mercado, observando a reação dos visitantes”, afirma.

A mostra de paisagismo e jardinagem “Minha Casa, Meu Jardim”, que conta com 20 espaços ambientados no tema “Um Amor de Jardim”, completa o programa do evento que chega em sua 31ª edição. “Queremos transmitir a ideia de que esse ambiente não é apenas um ‘quadro’ a ser admirado, mas um local de interação entre as pessoas e a natureza”, afirma Ana Rita Gimenes, organizadora da exposição.

A Expoflora é a maior mostra de flores e plantas ornamentais da América Latina, tem 250 mil metros quadrados e contou com um investimento de R$ 4 milhões. Em cartaz até o dia 23 de setembro, o evento paulista deve receber mais de 290 mil visitantes. Considerada a cidade das flores, Holambra é o maior centro de cultivo e comercialização de plantas ornamentais do país, respondendo por cerca de 40% das vendas do setor.


31ª Expoflora
Data: 30 de agosto a 23 de setembro (de quinta a domingo)
Horário: das 9h às 19h
Localização: Holambra, SP 340, rodovia Campinas-Mogi Mirim, saída 140
Preço: R$ 30 (crianças de até cinco anos de idade não pagam)
Telefone: (19) 3802-1421


Saiba mais:

Plantas de fácil cultivo para quem não tem muito tempo livre

A planta certa para cada signo

Quanto custa uma reforma


Siga o iG Delas pelo Twitter e assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.