Aproveite o fim do inverno e a chegada da nova estação para se preparar

Getty Images

Durante o inverno, as plantas praticamente não se desenvolvem, elas passam por um período de dormência, apenas reservando suas seivas para a primavera. Roberta Martins, paisagista de São Paulo, ensina a utilizar esse finalzinho de inverno e o começo da próxima estação para cuidar do seu jardim.

Acompanhe as 10 dicas dela para o período:

1. Prepare seu jardim para esse despertar deixando-o limpo. Retire todos os restos vegetais : folhas caídas, galhos secos e brotos mal formados.

2. Retire, também, as ervas daninhas e passe a ter mais atenção a elas nas estações mais quentes que virão, pois o calor e a chuva são propícios para o nascimento delas.

3.  Faça uma adubação no início de setembro, de preferência orgânica, para intensificar as floradas da primavera. Você pode usar adubo de farinha de osso, torta de mamona ou húmus de minhoca (todos encontrados em lojas de jardinagem). Mas escolha apenas uma opção dessas. Para adubar, revolva o solo e misture o adubo de acordo com a proporção indicada pelo fabricante.

4. Se você quer mudar a posição das suas plantas, aproveite a primavera, que a adaptação das espécies é melhor. Mas antes, faça um planejamento das mudanças . Veja o que você vai mudar e para onde antes de retirá-las da terra.

5. Como este ano o inverno foi muito úmido em muitas regiões do país, é importante fazer uma aeração nos gramados , que estão judiados. Existem sapatilhas com pregos na sola (também encontrada em casas de jardinagem), que você calça e pisoteia o gramado.

6. O corte do gramado deve ser cuidadoso. Não o apare com menos de 2,5cm de altura, pois ela está sensível por causa do inverno e vai começar a se recuperar agora. Se cortar muito, ficará feia.

7.  Observe a presença de fungos típicos do inverno e os combata. Note se as folhas estão esbranquiçadas ou com manchas pretas. Se estiverem, aplique um fungicida, vendido em casas de jardinagem (e leia com atenção as instruções do fabricante).

8. O momento ideal de podar as plantas foi durante o inverno, para elevar a copa ou dar formato para a planta. Se você deixou passar a hora da poda, não mexa mais. Espere o período entre maio e agosto do ano que vem para isso. Mas se tiver que fazer poda de limpeza, para retirar brotos ladrões que roubam a energia da planta, terá que podar agora mesmo, apesar de são ser o mês ideal.

9. Enquanto o tempo estiver úmido, não faça regas à noite . O ideal, aliás, é sempre molhar as plantas pela manhã, pois é melhor para elas.

10. A primavera é uma época excelente para a florada de lírios, ericonias, íris, gerânios, gardênias e caliandras, que florescerão muito. Para plantar, compre mudas e não sementes . Se comprar agora, elas ainda estão sem as flores, o que as deixa bem mais baratas.



Leia mais sobre: jardim

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.