Conheça um verdadeiro guia que ira te auxiliar na hora de se livrar de qualquer tipo de mancha

Se seu filho derramou todo o achocolatado no sofá, sem falar nas cozinhas engorduradas por toda parte. Ou seu marido se empolgou com o futebol e acabou derrubando cerveja no tapete. Ou ainda voce deixou cair molho de tomate naquela camisa branca... Muita calma nessa hora, que para tudo tem jeito. A gente conta como tirar qualquer tipo de mancha, rapidinho. Confira!

Manchas de frutas
Despeje água fervente do lado avesso para o direito, com a peca sobre uma bacia. Se não sair, experimente água oxigenada. Roupas não-laváveis: experimente álcool.

Vinho (ou suco de uva), cerveja, bebidas alcoólicas
O mesmo procedimento da mancha de frutas, com a diferenca de que a mancha deve ser coberta de sal antes de se despejar a água fervendo.

Café, chá, chocolate
Molhe com água fria imediatamente. Em seguida, esfregue levemente com um pano embebido com vinagre branco. Em tecido branco: água oxigenada 10 volumes.

Sangue
Use  á gua fria por alguns minutos. Se resistir, embeba o tecido em água oxigenada. Em estofados: cubra a mancha com uma pasta de Maisena e água fria. Esfregue e leve para secar no sol. Mancha de sangue em tecidos coloridos: dissolva um comprimido de aspirina em um copo de água e mergulhe o tecido manchado por alguns minutos.

Molho de tomate
Passe água fria e espere alguns minutos, esfregue um pano molhado em detergente sobre a mancha e lave em seguida. Atenção! Evite passar roupas manchadas com molho de tomate, porque o calor fixa a mancha e fica muito dificíl de sair depois.

Mostarda
Misture bem, em uma xícara de chá, dois dedos de vinagre branco e complete com água. Pingue esta mistura sobre a mancha e deixe agir por no máximo um minuto. Retire o líquido da mancha com papel-toalha ou pano branco. Lave normalmente.

Óleo, gordura, manteiga
Manchas de gordura saem mais facilmente com tratamento quente. Coloque farinha de trigo sobre a mancha e um mata-borrão limpo sobre a farinha. Passe o ferro bem quente sobre o mata-borrão, até absorver a gordura. Escove para sair a farinha. Repita a operação se achar necessário.

Tinta de caneta
A tinta de caneta esferográfica sai facilmente com removedor de esmalte de unhas. Não lave antes, pois isso fixará a mancha.

Batom
Coloque um pano branco limpo sobre a mancha e vire o tecido do avesso. Faça uma pasta de sabão em pó e água e passe do lado avesso, forçando sobre o pano branco. Lave em seguida com um pano molhado, limpo, e depois passe um pano bem seco.


Manchas de graxa não são eternas
Divulgação
Manchas de graxa não são eternas

Graxa
Sai com detergente, esfregando-se fortemente e lavando com água quente em seguida. As manchas de graxa saem mesmo depois de lavadas. Esfregue um solvente de graxa (removedor tipo varsol). O segredo dos tintureiros é o seguinte: passe a mancha até ficar bem quente. Em seguida, ponha uma mistura de removedor com talco sobre a mancha e deixe secar. No dia seguinte escove bastante: a mancha sairá junto com o talco.

Importante:
* Manchas em tapetes devem ser removidas o mais depressa possível.
Forre com papel-toalha e pise em cima. Cubra com uma toalha felpuda por cima e deixe um peso (um livro, por exemplo) de um dia para outro.
Para tinta e outros produtos use o tira manchas indicado.

* Antes de tentar remover a mancha, faça um teste em uma área pouco visível para ver como o tecido reage: se mancha, desbota etc.

* Nunca deixe de remover completamente o produto de limpeza.

* Rapidez é fundamental para a remoção de manchas ser bem-sucedida.


Leia ainda:
- Proteja a casa de ácaros
- Limpeza com produtos alternativos


    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.