Arquitetos dão dica de como valorizar o ambiente e mesclar conceitos

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508183550&_c_=MiGComponente_C

Driblar a falta de espaço é uma realidade para arquitetos e designers de interiores. Os projetos devem incluir soluções para que o aproveitamento seja o melhor possível. Uma alternativa para isso é a porta sanfonada.

Segundo o arquiteto Maurício Queiroz, a grande vantagem é a economia de espaço, pois não existe o vão da porta. Assim, além de otimizar o espaço, também pode trazer harmonia com a integração entre os ambientes.

De acordo com Pamela Ortiz, arquiteta, é preciso muito cuidado no uso desse tipo de porta. É indicada para locais sem muito espaço, como área de serviço, banheiro ou despensa, afirma. Mas pode ser muito bem utilizada em salas de estar, closets, armários, depositos, cozinhas, escritórios e na divisão de ambientes.

Outra vantagem é sua praticidade: são fáceis de instalar (dispensando o contrato de mão-de-obra especializada), não necessitam de pintura, para lavar basta apenas água e sabão neutro, são imunes a cupim, mofo, corrosão e tem total resistência à umidade.

Entre os materiais disponíveis estão o PVC e a madeira, com uma grande opção de cores, como branco, cinza, bege, marfim e os diferentes tipos de madeira - mogno, imbuía, cerejeira e cedro.

Na opinião da arquiteta Ana Marinho, a porta sanfonada hoje está um pouco em desuso. As pessoas tem optado por alternativas, tais como portas de correr. Mesmo assim, ela garante que é possível modernizar o conceito, utilizando materiais atuais e mesclando com outras características descoladas.

Ana está no meio de um projeto que envolve tais especificações. Um rapaz quer transformar a cozinha dele em estilo "americana" e eu vou usar uma "meia" porta sanfonada sobre a bancada para quando ele quiser privacidade, possa fechá-la, explica a arquiteta.

Outras portas

Aloísio Evangelista, também arquiteto, diz que não é fã das portas sanfonadas. Acho que as portas de correr são muito mais bonitas e economizam até mais espaço. Assim como as portas camarão, afirma. Mas, claro, essas alternativas são mais caras. Se for usar porta sanfonada, acho melhor que utilize na área de serviço, mas não em outros cômodos da casa.

A arquiteta Beatriz Dutra concorda que não é uma opção muito bonita, apesar de ter um baixo custo e ser prática. Eu aconselho as portas de correr, principalmente se forem ficar visíveis, como numa sala de estar ou um dormitório.


Leia mais sobre: porta sanfonada

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.