Conheça os problemas mais comuns que podem aparecer no futuro

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508186888&_c_=MiGComponente_C

Não é difícil nos empolgarmos na hora de comprar um imóvel e acabar perdendo um ou outro detalhe que pode trazer problemas depois. Sendo ele novinho em folha ou já com algum tempo de uso, uma inspeção visual ou até testes práticos de desempenho são recomendáveis.

Pensando nisso, Eliene Ventura, gerente técnica da Vedacit/Otto Baumgart, dá algumas dicas para não deixar a atenção de lado antes de preencher os papéis. Os tópicos abaixo são os que merecem a sua vigilância. Depois de analisados, é só correr para o abraço.

Trincas

Mantenha o olho nas paredes. As trincas podem estar em todos os lados, externos, internos e também nos tetos. Qualquer pintura não cobre perfeitamente estas rachaduras, que permanecem como sombras na parede e, se deixadas de lado, acarretam entrada de água e, consequentemente, estraga a pintura.

Caimento dos pisos

Na cozinha, na área de serviço e principalmente no banheiro, o piso deve ter 1% de caimento em direção ao ralo, que não pode ter trincas ao seu redor. Você também precisa ficar atento ao rejunte dos pisos, que não deve ter falhas e os registros com acabamento de canoplas devem estar bem fixados. É aconselhável fazer um teste com água.

Lajes

Se houver laje, observe o mesmo que no banheiro: caimento necessário e coletores de água bem fixados. Além disso, veja as condições dos rufos e das calhas; se houver trincas, há uma maior possibilidade de entrar água e, consequentemente, estragar a pintura e danificar gesso ou molduras do lado interno do imóvel, que pode ter sua parte elétrica também afetada. Fazer um teste com água também não é má idéia.

Caixa dágua

Além de verificar a presença de possíveis trincas e as condições da tampa, veja se o acesso é fácil e se não há sinais de umidade por nenhum lado.

Área Externa

É extremamente importante que os corredores não tenham caimento para as paredes. Se houverem, há uma maior probabilidade de que a água de lavagem escorra para a parede e provoque infiltrações no rodapé.

Jardins

Verifique se a parede de divisa foi impermeabilizada.

Peitoril

Confira se o caimento não é em nível, e sim, para fora.

Caixilhos

Devem estar bem vedados com selantes.

Alvenaria de tijolo aparente

Fiscalize os tijolos, se foram tratados ou não. Aproveite para jogar um pouco de água e ver se há absorção.

Ventilação

Ambientes mais arejados dificultam o aparecimento de problemas como mofo, bolor e ácaros. Entre todos os locais do imóvel, o box do banheiro é o que mais deve ter boa ventilação. A impermeabilização tem a função de bloquear a infiltração de água, mas se a água condensa no teto do box, a pintura escurece.


Leia mais sobre: apartamento

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.