Separamos boas dicas do que comprar e quando comprar para você não se perder na mudança

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508161299&_c_=MiGComponente_C

Decorar o novo lar pode ser uma tarefa bem difícil para quem vai morar sozinho pela primeira vez. Afinal, aquela será sua primeira casa, em que em irá receber os amigos, namorados e família. Para esclarecer algumas dúvidas, convidamos especialistas a darem dicas para quem acaba de se mudar.

Para Dinah Seton, estilista da Camesa, as palavras de ordem são organização, critério e qualidade. Segundo ela, organizar uma lista é a primeira etapa. A lista deve conter os itens básicos já com o pensamento voltado à reposição e que tenham harmonia entre si ou peças com dupla função, diz. Já a gerente de marketing da Multicoisas, Natália Gabriela Martin, aponta outro aspecto importante. Quem vai morar sozinho deve focar em produtos menores, pois quando se mora sozinho tudo deve ser em menor quantidade, diz.

Cama, mesa e banho

Os aspectos de praticidade em relação aos cuidados para manutenção, como lavar e passar, também não podem ser esquecidos. Uma ideia também é fazer deste enxoval um elemento de decoração do ambiente, dar foco às peças essenciais que com alguns detalhes se valorizam, conta Dinah.

Para ela, se o quarto tiver móveis de cores básicas e tecidos lisos, o morador pode apostar numa roupa de cama estampada ou ainda uma colcha combinando com os lençóis. Para Natália, cama, mesa e banho são indispensáveis, e a parte de decoração pode esperar um pouco. Ela também dá uma dica importante. O único motivo para comprar antes é o desconto. No verão, os cobertores, por exemplo custam muito mais barato do que no inverno, conta.

Para a estilista da Camesa, esses detalhes fazem toda a diferença na hora de montar um enxoval. Você pode fazer um enxoval com peças que se coordenam entre si, alternando o uso e deixando o quarto lindo e diferente a cada dia. Pode usar floral no edredon em um dia, combinar em outro dia com lençóis lisos deixando parte à mostra ou até misturar flores, listras e bolas, ensina.

No entanto, se o quarto tiver móveis mais detalhados, o enxoval muda um pouco. Nesse caso, o morador pode optar por um enxoval liso, alternando as cores quentes com mais clássicas, renovando e harmonizando o ambiente, explica Dinah.

Segundo ela, o mesmo vale para a linha de banho. Num banheiro de linha mais clássica, as toalhas devem ser lisas com cores coordenadas. Já nos mais modernos, vale usar toalhas com detalhes de barrados e desenhos de jacquard, diz.

Quando trocar?

Uma boa dica é renovar o enxoval a cada seis meses, com a mudança das estações. Assim, o morador fará economia, terá mais espaço e ainda vai deixar a casa no clima. Trocando as cores no inverno e no verão, e usando desenhos atualizados, o morador terá uma casa nova sempre, ensina Dinah.

Para ela, homens e mulheres tem necessidades diferentes. A mulher se preocupa mais com o aspecto visual e visa a harmonia do conjunto como um todo. Ela compra uma toalha bonita porque combina com o banheiro, com o tapete, a cor dos acessórios do banheiro. Outro aspecto importante é a praticidade, então, ela vai na etiqueta pra ver a lavagem, secagem, tudo. Não que o homem, de uns anos pra cá, também não tenham preocupação com isso. Mas as mulheres tem uma herança de mãe pra filha. Em aspecto de cores, ela procura mais por uma cor unissex, e ele por uma mais masculina. Ela quer que o bordado fique aparente, que todo mundo veja, inclusive ela. Tudo para a mulher é muito mais estética do que para uso, explica Dinah.

Caso o morador não tenha tempo ou disposição para pensar na lista e comprar o próprio enxoval, algumas empresas oferecem o serviço de consultoria de enxoval. Todas as lojas Trousseau contam com consultoras que são especialistas em enxovais para atendimento personalizado, que levam até o cliente o que for mais adequado para sua casa.

Veja exemplo de lista de enxoval para solteiro:

- 2 jogos de cama para solteiro
- 1 edredon
- 1 manta polar
- 3 toalhas de banho
- 2 toalhas de rosto
- 2 tapetes de banheiro
- 3 panos de copa felpudo
- 1 tapete tipo capacho


Leia mais sobre: enxoval

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.