Pensando em montar um e começar a trabalhar em casa? Veja dicas de como fazer e o que comprar

A montagem do home office começa sempre pela escolha do lugar. O melhor sempre será ter um espaço especial para trabalhar. Se tiver um quarto sobrando em casa, ótimo. Afinal, a arrumação fica mais fácil e o ambiente exclusivo favorece a concentração e a disciplina.

VEJA A GALERIA DE FOTOS

No entanto, se tiver que montar o home office em algum cômodo da casa, pode optar pelo home-cinema, por exemplo, que também servirá de opção de lazer. Espaços em quartos e corredores também são uma opção, mas podem limitar o uso comunitário.

Para a arquiteta Claudia Santos, que optou por ter um home office em casa, o novo cômodo lhe trouxe maior qualidade de vida com os filhos. Consigo passar mais tempo em casa e trabalho o mesmo que se estivesse fora dela. Através da porta de correr em vidro leitoso, tirei proveito do pequeno espaço, integrando-o, sempre que necessário, ao restante da casa", diz Claudia.

Montando o seu

Segundo Edson Coutinho, coordenador de tendências da Tok&Stok, deve-se escolher os acabamentos e revestimentos de acordo com a decoração do ambiente já existente. Madeiras laminadas, tecidos em linho e até inspirações de estilos clássicos de decoração com o romântico ou o rústico são permitidos, porém impensáveis para a praticidade institucional do escritório, explica.

Quanto às cores a serem usadas no local, Coutinho sugere que, se o local for realmente de trabalho diário, o ideal é optar por uma paleta de cores claras. Caso contrário, pode-se seguir a escala cromática adotada no resto do ambiente.

Valem tons de bege, aconchegantes cores invernais, tons suaves e românticos e até cores cítricas e fortes. Tudo depende da coerência com o projeto existente e, principalmente, tem que estar de acordo com a personalidade de quem vai usar o espaço, alerta o coordenador de tendências da Tok&Stok.

Alguns móveis são fundamentais em um home office, e há aqueles também que embora não sejam indispensáveis, são muito úteis. Segundo Coutinho, gaveteiros e estantes com divisórias são fundamentais. Uma boa iluminação e cadeiras confortáveis e ergonômicas também são indispensáveis.

Para finalizar, o coordenador de tendências da Tok&Stok dá a dica. Mesmo com esta organização espartana, não se acanhe se você quiser colocar aquele toy-art especial ao lado do monitor ou manter fotos dos amados e amadas. Humanize o seu espaço, afinal você está em casa. Sinta-se à vontade, completa.


Leia mais sobre: home office

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.