Um roteiro para não perder as melhores exposições e lançamentos durante a Semana de design de Milão

Mais importante evento de design do mundo, o Salão Internacional do Móvel de Milão começa na próxima semana – vai de 12 a 18 de abril – com uma agenda intensa. Além das quase 1.500 empresas que espalharão suas novidades nos 22 pavilhões de 200 mil m² do complexo de exposições de Rho-Pero, distrito próximo a Milão, ainda será preciso guardar fôlego e sola de sapato para conferir as mostras e exposições que marcam os 50 anos do evento.

Pavilhão de Rho-Pero, onde acontece o Salão do Móvel de Milão
Juliana Bianchi
Pavilhão de Rho-Pero, onde acontece o Salão do Móvel de Milão
Sem falar do imperdível roteiro Fuori Saloni , no qual empresas renomadas e designers apresentam seus lançamentos e ideias mais vanguardistas em lojas, galpões, hotéis e galerias espalhados pela cidade. “São mais de 500 atividades fora do Salão”, avisa o designer Christian Ullmann, colunista do iG Casa . Para você não perder o foco com tantas opções em tão curto espaço de tempo, preparamos um roteiro básico com as principais atrações e pontos nevrálgicos da semana.

Salão do Móvel

- Reserve de dois a três dias para conhecer todo o Salão. “É tudo tão grande que é impossível de visitar em apenas um dia. Precisa reservar pelo menos dois ou três, e mesmo assim priorizar os pavilhões que tenham mais a ver com os seus interesses”, afirma Ullmann.

- Vá para Rho- Pero com um calçado baixo e confortável para não cansar tanto.

- As principais marcas internacionais, que agregam os maiores nomes do design mundial se concentram nos pavilhões 5, 7, 10 e 12. Entre os estandes imperdíveis estão o da Kartell, Edra, Vitra, Moroso , Driade, Cappellini, Flexform, Giovannetti, Missoni Casa .

- Não deixe de dar uma passadinha no Salão Satélite . É lá que se concentram os designers mais promissores convidados pela organização a participar do evento. Entre eles estão alguns brasileiros, como Pedro Franco .

- Este ano, o pavilhão também abriga as bienais de iluminação (Euroluce) e móveis de escritório (Salone Ufficio). Não perca.

Roteiro Fuori Saloni

- Nesta época do ano toda a cidade de Milão entre no clima da festa. Fábricas se abrem para visitações, galpões abrigam escritórios temporários, ruas são decoradas e quase todas as lojas e restaurantes viram ponto de encontro para a promoção ou lançamento de novos produtos e conceitos. Então, deixe-se perder pela cidade e não perca a oportunidade de entrar nos eventos abertos.

Durante a semana, todas as ruas de Milão se enchem de design
Juliana Bianchi
Durante a semana, todas as ruas de Milão se enchem de design
- Uma das regiões mais agitadas nesse circuito obrigatório é a Zona Tortona, antiga área industrial cujos galpões foram transformados em grandes showrooms de marcas como Swarovski e Diesel. É nessa área também que se localiza o SuperStudio Piú, uma das lojas de design mais badaladas da cidade.

- Os bairros de Brera, Ventura-Lambrate e Garibaldi também reservam surpresas imperdíveis, como a loja 10 Corso Como e os showrooms das marcas Edra, Moroso, Kartell, Guzzini e Poliform.

- Uma dica para saber onde estão localizadas as melhores lojas, eventos e showrooms é ter sempre à mão o guia Interni, distribuído gratuitamente pela cidade.

- A poucos passos da Duomo e da galeria Vittorio Emanuelle II está o chamado quadrilátero de luxo de Milão, com lojas da Alessi, Cappellini, Armani Casa , Cerruti e Dríade. Não deixe de dar uma passadinha.

- Apesar das lojas estarem abertas durante todo o dia, os principais eventos começam no fim da tarde, quando o Salão fecha as portas. São exatamente nas festas e coquetéis que se pode facilmente tomar um drinque ao lado de celebridades do design mundial como Ron Arad , Patricia Urquiola ou Philippe Starck . “Por isso é importante se hospedar no centro”, afirma a arquiteta Patricia Covolo.
50 anos do Salão

- A Piazza Duomo deverá abrigar uma das principais exposições paralelas deste ano. Intitulada “Principia – Forward Arts”, a mostra promete fazer uma verdadeira retrospectiva da história do design e da arquitetura desde 1965, partindo de descobertas científicas que influenciaram o período.

- Na Triennale de Milão estará a exposição Fábricas de Sonhos, dedicada a apresentar as pessoas, designers, empresas e projetos que contribuíram para o desenvolvimento do design italiano desde o fim da segunda Guerra Mundial.

- Na área das Piazzas della Scalla e San Fedele, antigamente consideradas o coração celta da cidade, será montada a instalação multimidia “The Arbour”, com jogos de luzes e sombras que promete transportar o visitante para uma espécie de floresta encantada.

DICAS ESSENCIAIS PARA MARINHEIROS DE PRIMEIRA VIAGEM

- Tente se hospedar no centro de Milão ou o mais próximo possível dele. Apesar de parecer mais prático, a região do Salão fica praticamente vazia à noite e a disputa por um táxi para ir e voltar do centro é grande.

- Use as linhas de metrô para se locomover pela cidade. Além de caro e raro, o táxi se torna um meio de transporte não muito rápido por causa do trânsito.
- Leve uma mala com rodinhas para ajudá-lo a carregar todos os catálogos e folders que lhe servirão de referência após o evento.

- Não se esqueça de ir munido com uma boa quantidade de cartões de visita, afinal, o evento também serve como oportunidade de negócio.

- Antes de começar a bater perna, analise a distribuição das marcas pelos pavilhões e trace um roteiro com as suas prioridades.

- Mesmo que esteja cansado ou não tenha nenhum convite em mãos, não deixe de circular no circuito “Fuori Saloni” à noite. É lá que você encontrará os principais designers do momento e verá novidades que não estão no Salão. Muitas lojas fazem eventos abertos ao público.

Serviço:

Salão Internacional do Móvel

Eventos Fuori Saloni

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.