Bares, restaurantes e lojas ganham decoração inspirada na intimidade e no conforto doméstico

Curtir o conforto e a tranquilidade de casa na hora de receber os amigos passou a ser a escolha preferida nos últimos tempos.

Foi de olho na tendência que diversos bares e restaurantes decidiram apostar em uma decoração mais acolhedora para não perder a clientela.


O Miam Miam foi instalado na antiga casa da avó da chef
Divulgação
O Miam Miam foi instalado na antiga casa da avó da chef

“Esse conceito é ótimo. Afinal, trabalhamos muito e vivemos numa correria sem fim, com direito a trânsito maluco e obrigatoriedade de cumprir horários. O momento da diversão deve ter aconchego”, afirma Danni Camilo, sócia do restaurante Miam Miam, instalado na antiga casa da avó da chef Roberta Ciasca, no Rio de Janeiro.

O quintal do Casa 92 é uma balada
David Santos Jr / FotoArena
O quintal do Casa 92 é uma balada


Mas não pense que é fácil extrair a essência de um lar e levá-la a ambientes comerciais . “Não existe fórmula ou receita. É preciso ter desde o cuidado em oferecer pratos quentinhos e saborosos a um atendimento atencioso e decoração cuidadosa”, diz Fernando Sommer, um dos sócios do bar-balada Casa 92.

Como chamar a clientela
Os restaurantes foram os primeiros a apostar na ideia. “Sempre achei os restaurantes muito frios, com móveis iguais e sem alma. Precisávamos inovar e surpreender os clientes”, conta Silvia Camargo, decoradora e proprietária do restaurante Marakuthai, que foi garimpar peças em antiquários e brechós para compor o ambiente da casa.

Em seguida, bares, casas noturnas e até lojas de diferentes segmentos (principalmente as de decoração) passaram a caprichar nos detalhes e a colocar o conforto da clientela em primeiro lugar. “Esse cuidado é muito importante e, por isso, a escolha do mobiliário é peça-chave”, completa Silvia.

No Marakuthai, cada mesa tem um estilo e o salão mais parece uma sala de estar
Divulgação
No Marakuthai, cada mesa tem um estilo e o salão mais parece uma sala de estar

Os recursos mais usados para compor o cenário foram poltronas revestidas com tecido , mesas amplas, tapetes e quadros , muitos quadros. Também foram utilizados pequenos itens decorativos, como luminárias e vasos com flores, que fazem toda a diferença.

Além das mesas, é fundamental planejar ambientes de convivência, como salas para descanso com sofás confortáveis. “A música é outro quesito importante. Se for possível permitir que o cliente escolha a trilha sonora, melhor ainda”, diz Andrea Bacellar, gerente de marketing da pizzaria Bendita Hora, que disponibiliza uma vasta coleção de vinis.

Outra dica imprescindível é caprichar na iluminação . “O projeto deve ser intimista e contar com elementos que nunca perdem o charme, como as velas, por exemplo”, explica Andrea.

Compras como se fosse em casa

Até mesmo as lojas de decoração se renderam ao estilo. Na Coisas da Dóris o sentimento que se tem ao entrar é o de arrumar as malas e se mudar para lá. A proprietária, Dóris, define o local como um laboratório de ideias. “Quero que meus produtos deixem as casas mais aconchegantes e as pessoas ainda mais felizes. É como vender sonhos”, diz ela que monta os ambiente já com a intenção de oferecer diferentes sugestões de composição.

A mesma proposta pode ser encontrada na Marché Art de Vie, de Cristina Reshef. Para ela, só vale a pena comercializar aquilo que gostaria de ter na própria casa. As peças – a maioria assinada por designers famosos – são dispostas estrategicamente, dando vida a um lar descolado.

Com tantos detalhes especiais, uma coisa é certa: difícil mesmo é querer voltar para a casa.


Serviço:
Bendita Hora
Rua Vanderlei, 795 – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3862-0622

Casa 92
Rua Cristovão Gonçalves, 92 – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3032-0371

Chez Aline
Avenida da Cachoeira, 3321 – Belo Horizonte (MG)
Tel: (31) 9966-2137

Coisas da Doris
Alameda Ministro Rocha Azevedo, 834 – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3083-1962

Marakuthai
Alameda Itu, 1618 – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3062-7556

Marché Art de Vie
Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1.606 – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3853-9760

Miam Miam
Rua General Goés Monteiro, 34 – Rio de Janeiro (RJ)
Tel: (21) 2244-0125

Ruella Bistrô
Rua João Cachoeira, 1507 – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3842-7177

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.