Com criatividade e alguns truques simples é possível transformar e dar vida aos ambientes da casa sem estourar o orçamento

É, principalmente, quando o desejo de renovar a casa é maior do que o orçamento, que a criatividade tem de entrar em cena. Vale reaproveitar peças que foram da família, colocar novos estofados e almofadas diferentes , ou garimpar móveis por aí.

“Pequenos detalhes fazem muita diferença e os gastos acabam sendo mínimos”, afirma Joana Mendes, da loja Lá na Ladeira, especializada em repaginar móveis de forma charmosa. Uma cartela extensa de cores é usada por Joana e a irmã Julia, que apostam em diferentes tonalidades para renovar os ambientes. “Cor é tudo. Se um espaço está sem graça, uma peça supercolorida pode mudar essa história.”

Canecas antigas podem ser transformadas em vasinhos
Divulgação
Canecas antigas podem ser transformadas em vasinhos
No entanto, antes de colocar a mão na massa é preciso pesquisar. Busque inspiração nas coisas que você realmente gosta e fotografe tudo o que achar bonito, de vitrines de lojas a fachadas de casas. Faça uma lista com seus filmes e pratos favoritos. Depois, reúna tudo e repare que algumas cores e formas se repetirão. “Essas são aquelas que não podem faltar na sua decoração”, recomenda Fábio Galeazzo, designer de interiores e autor do livro “Pequenas Mudanças, Grandes Transformações” (Editora Alaúde).

O próximo passo, segundo ele, é colocar sua personalidade nos ambientes. “Reconhecer-se em cada objeto é a chave para ter uma casa em harmonia .” Mas também é preciso exercitar o desapego. “Muitas vezes, temos mania de acumular coisas. Porém, é preciso cuidado com o exagero”, completa. Nem tudo deve ficar à vista. Estantes e mesinhas congestionadas de enfeites prejudicam o visual e tornam a limpeza diária cada vez mais difícil.

Em seguida, analise tudo o que você tem e pense em novas formas de uso, imagine se eles tivessem outros tons e formas e, sem seguida, coloque todas as ideias em prática.

Xícaras antigas, por exemplo, podem ser transformadas em vasinhos. O mesmo acontece com bowls de cristal, garrafas de refrigerante ou sopeiras de cerâmica. E que tal aquela mala antiga ganhar nova função: mesa lateral?”, diz a arquiteta Andréa Parreira.

Para ela, também é possível apostar em adesivos de vinil e papéis de parede . “São boas soluções e apresentam custo acessível. Mas cuidado para não pecar pelo excesso. Bom senso é sempre bem-vindo”, ressalta.

Serviço:
Andréa Parreira
Rua Porto Martins, 70 – São Paulo (SP)
Tel: (11) 5505-1843/9262-3362

Fábio Galeazzo
Rua Antonio Bicudo, 83 – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3064-5306

Lá Na Ladeira
Ladeira da Glória, 98 – Rio de Janeiro (RJ)
Tel: (21) 4141-9157

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.