Conheça os tipos existentes no mercado e como instalar o material na parede da sua casa

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508150329&_c_=MiGComponente_C

As pedras são as mais usadas hoje em dia para o revestimento de fachadas de casas e edifícios, já que têm maior durabilidade e resistência às intempéries. Elas possuem fabricantes nacionais e internacionais, e podem ser encontradas desde em tons claros até escuros.

O custo de cada fachada feita com pedra varia muito dependendo do tipo de material usado e da sua forma de aplicação. Entre as preferidas dos arquitetos, estão as pedras madeira, filetada, ardósia e o granito, que é mais barato e acessível, além do mármore, muito utilizado em várias partes da casa.

Instalação e cuidados

Para não criar um efeito estranho, as pedras não podem ter tamanhos semelhantes e nem devem ser instaladas aleatoriamente na parede. O ideal é que as rochas de dimensões diferentes sejam colocadas num eixo horizontal, de forma que elas se encaixem entre si e preencham todo o espaço livre.

As argamassas utilizadas para fixar a pedra também devem ser escolhidas corretamente. Por exemplo, para pedras claras o ideal é usar argamassa branca e para as escuras pode-se aplicar a argamassa comum.

Outro ponto importante é que os ganchos que prendem as rochas na parede devem ser anti-corrosivos, pois as pedras absorvem água e podem danificar os pregos, que perdem sua resistência e soltam o material.

Na hora da limpeza das pedras não é recomendado usar materiais como água sanitária, desinfetantes e outros produtos, já que, além de tirarem o brilho da fachada ainda abrem os poros das rochas, fazendo com que acumulem mais sujeira e fiquem encardidas. A melhor alternativa é impermeabilizar as pedras a cada ano e limpá-las apenas com água.

Placas prontas

Algumas empresas já vendem placas de pedras para evitar que cada rocha seja colocada separadamente, facilitando e agilizando a instalação do revestimento na parede.

O nosso material já vem em placas e uma vai se encaixando na outra, evitando também o acúmulo de sujeira e o desperdício de materiais de construção, explica Malu Prado, gerente de produtos da Differenza, empresa especializada em revestimentos.

Essas placas são instaladas por profissionais treinados pela própria empresa e não necessitam de manutenção posterior. As pedras vêm todas em caixa, sendo preciso só tirar da caixa e colocar na parede. Além disso, não tem nenhuma manutenção posterior porque elas já vêm tratadas, conta a gerente.


Leia mais sobre: fachada

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.