Você imagina que duas cores completamente diferentes podem combinar?

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508145789&_c_=MiGComponente_C

Acordo Ortográfico

Parece que a máxima os opostos se atraem vale mesmo para tudo, até mesmo para cores. Consultamos as arquitetas Emilia Cardoso e Claudia Santos a respeito da utilização de cores antagônicas na decoração, e elas deram suas dicas.

Segundo Emilia, existem cores que se combinam melhor, existem livros de cores em harmonia, tabelas e conceitos que podem ajudar na hora de escolher, por isso, é importante consultar um profissional que esteja familiarizado com o assunto.

Divulgação

No quarto que criou para o filho, Claudia buscou as cores do Homem Aranha. Pintei apenas uma parede de azul e as caixas que formam a estante foram pintadas em laca brilho na cor vermelha", afirma. 

Como neste caso o quarto é de uma criança, não vejo problema no uso de cores fortes para alguns detalhes. As cores imprimem personalidade e transmitem sensações. Não faria, por exemplo, uma cozinha azul ou um quarto de dormir com muito vermelho ou preto, diz Claudia.

Combinações

Não se prenda às regras. Não existe verdade absoluta para cores, não se fixam padrões, como: azul só para sala, rosa só para quarto de menina etc. As cores vão de acordo com a personalidade das pessoas. Elas buscam sensações, como uma busca pelo benefício emocional, diz Emilia.

Em geral, as opções de cores feitas através da personalidade da pessoa dão mais certo. Existem cores românticas, cores sóbrias, ousadas e outras alegres, conta Emilia. Em seu projeto, a arquiteta procurou mostrar ousadia, paixão e emoção, daí a cor vermelho-paixão.

Se a pessoa busca alegria e felicidade, pode usar amarelos, azuis e verdes, se quer tranquilidade, o ideal são cores calmas, como os brancos, fendi e o atual off-white (branco sujo). Já as cores acolhedoras, como vermelhos e laranjas, transmitem energia e vitalidade. Segundo Claudia, outras combinações bacanas são laranja com azul, preto e branco, verde com rosa e azul claro com marrom.

Mais ideias

Dicas de combinações de cores bacanas, por Emilia Cardoso.

1 - Parede e poltronas vermelho rouge, sofá rosa, piso em madeira e paredes brancas

2 - Paredes brancas, pisos e paredes de madeira, azul e laranja

3 - Verde-maçã mais seco com preto, branco e madeira clara

4 - Fendi com marrom em listras e azul seco tipo citrino

5 - Carbono com amarelo e tecidos com fibras naturais

6 - Ocre, off-white (branco acinzentado) e cinza

7 - Cinza, fendi-claro e lilás


Leia mais sobre: Cores

    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.