Revestimentos, móveis e detalhes ganham o tom dourado nessa temporada, mas seu uso deve ser feito com parcimônia

selo

Ele já foi sinônimo de exagero e extravagância, mas se usado com parcimônia, o dourado pode acrescentar um toque de distinção, riqueza e sofisticação à decoração da casa, assim como faziam os revestimentos em ouro na época palaciana.

Na edição 2010 da Casa Cor São Paulo o truque foi tão utilizado por arquitetos e decoradores que virou tendência, principalmente quando utilizado lado a lado com materiais naturais, como a madeira e o bambu. Foi exatamente o que fez o designer de interiores Fabio Galeazzo, que valeu-se de pastilhas de ouro para revestir o tampo da mesa de almoço e a parede da lareira do Terraço Gourmet. “É essa mistura do ‘high’ com o ‘low design’”, diz Galeazzo.

“O dourado é uma das cores do ano”, afirma a arquiteta Fernanda Marques, que pintou troncos de árvore usados como bancos e mesas em seu Loft Sustentável. Para Fernanda, os tons em ouro podem ser usados para conferir uma cara única aos espaços. “Acredito que podem ser aplicados em objetos de design, na sala por exemplo, afinal são eles que emprestam personalidade aos ambientes.”

Detalhe que faz diferença

Já a arquiteta Ana Bartira Brancante apostou nas pastilhas com pequenos filetes de ouro para dar um brilho extra à cozinha de seu Studio Feminino. “Essa pastilha traduz sofisticação e, junto com as outras cores, dá alegria ao ambiente”, afirma.

O dourado também pode ser usado para garantir um clima de aconchego aos ambientes. De acordo com a designer Adriana Scartaris, colocar um pouco de dourado em cada um dos detalhes e uni-los a tons terrosos, como marrom e vermelho, são essenciais para conferir unidade e sobriedade.

Apesar de ser apontado como tendência, o dourado deve ser aplicado na decoração na dose certa para não pesar. “É preciso usar em detalhes e mesclar com outras cores, como o branco e bege para deixar o ambiente clean e não extravagante”, ensina Ana Bartira.

Adriana Scartatis entrega outro truque para usar o dourado sem medo: misturar o tom a outras cores. A designer lembra que, de acordo com o Feng Shui, o dourado é uma cor poderosa, que atrai sucesso no trabalho.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.