Gaveta elétrica, organizador de vinhos e lixeira embutida são alguns dos itens para deixar o ambiente mais prático e funcional

Cozinha planejada deve ser prática e funcional (projeto de Deborah Roig)
Divulgação
Cozinha planejada deve ser prática e funcional (projeto de Deborah Roig)
Ter uma cozinha sob medida parece ser a solução perfeita para ter um ambiente bonito, prático e funcional. Algumas novidades em armários planejados vêm para facilitar ainda mais a rotina de quem utiliza o espaço, como gavetas elétricas, organizadores de talheres e porta-vinhos embutido.

Um dos exemplos é o cesto de inox embutido para materiais recicláveis. Além de deixar a cozinha ecologicamente correta, ele “esconde” o lixo. Fixados dentro do módulo com portas, três recipientes com divisões para vidro, restos de alimentos e latas deslizam em uma corrediça. Para acessá-los, é preciso primeiro abrir o armário.

- Leia também: Vale a pena investir em planejados?

Organizadores de talheres e utensílios com design diferenciado deixam a cozinha sempre em ordem, assim como escorredores de pratos embutidos em gavetões. Para manter cada coisa em seu lugar, porta-potes fixos, para colocar açúcar, café e sal, e suporte para acomodar vinhos também são opções funcionais e que poupam espaço no ambiente .

A parte externa dos armários também apresenta características especiais. Portas e gavetas com sistema magnético embutido fazem com que elas sejam abertas com um simples toque, sem necessidade de puxadores.

Já as gavetas elétricas dispensam o uso de força das mãos para abertura, além de serem práticas e silenciosas. O consumo médio de energia elétrica em um móvel com três gavetas é de 1,08 kWh. Na falta de luz, elas podem ser abertas manualmente.

- Leia também: Cozinha limpa em 15 minutos

E para quem quer aproveitar a colocação de armários até o teto, há a opção de escada deslizante acoplada ao móvel para acessar os módulos mais altos, colocando fim à necessidade de uso de banquetas e cadeiras para pegar os objetos nos compartimentos superiores.

A arquiteta Deborah Roig diz que, além de pensar na decoração e no aproveitamento máximo do ambiente, o projeto de uma cozinha planejada deve priorizar a praticidade. “Quando pensamos em cozinha planejada o que vem imediatamente à cabeça é uma linda cozinha, muito impressionante e luxuosa, mas além de deixá-la bonita e bem decorada é importante pensarmos em deixá-la funcional”, aconselha.

Acompanhe as novidades do iG Casa também pelo Twitter do Delas


Serviço:
Deborah Roig
Rua Dr. Sodré, 122, cj. 71, Itaim – São Paulo
Tel.: 11 3044-3812

Dell Anno

Leicht
Av. Europa, 593 - São Paulo
Tel.: 55 11 2372.9568

Ornare
Alameda Gabriel Monteiro da Silva,1101
tel: 11 3065-6622

Todeschini

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.