Saiba como usar na sua casa os queridinhos dos designers que esbanjam preocupação ambiental

Há algum tempo, eles estão ganhando destaque tanto no cenário nacional como internacional. Mas será que vale a pena investir nessa tendência? Consultamos especialistas para conhecer as vantagens e desvantagens desse material ainda muito restrito, mas que reserva inúmeras possibilidades.

A madeira de demolição pode ter sua natural característica crua e rústica, ou ter sua tonalidade alterada, assumindo outras características e adicionando personalidades diferentes à casa. Entre as mais usadas estão peroba, ipê e freijó.

Para a arquiteta Monique Granja, a principal importância dos móveis de madeira de demolição está no aproveitamento de um material que já foi utilizado. Antes de tudo, a intenção está na preservação ambiental, diz.

Móveis rústicos?

Segundo Monique, materiais que já foram usados um dia podem ser transformados para a reutilização. Uma porta de um casarão antigo vira uma mesa super legal para um apartamento contemporâneo. Janelas também podem ser transformadas em cabeceiras de cama, dependendo da forma que a pessoa quiser modelar, ensina.

Para ela, tudo depende muito da criatividade do decorador ou do próprio morador. É bacana usar tudo de uma forma mais personalizada e criativa, diz. Algumas pessoas tendem a pensar na madeira de demolição como algo rústico, mas, para Monique, a graça está em misturar os estilos. Coisas muito contemporâneas são cansativas. Além disso, essas coisas de época ficam diferentes em ambientes novos.

Já a decoradora Priscilla Picozzi vê algumas desvantagens na madeira de demolição. É um material que tem um custo alto e é muito difícil de ser encontrada, diz. No entanto, muitas vezes a madeira de demolição chega a ter um preço mais em conta.

Queridinha dos brasileiros

O Brasil é um país reconhecido pela qualidade de seu trabalho em peças e design de ambientes utilizando madeira de demolição, exportando produtos para Estados Unidos, Europa, Ásia e América Latina.

Com a mão de obra especializada de marceneiros e artesãos, peças antigas são transformadas em lindos objetos novos e os projetos, do mais simples até o mais sofisticado, ganham um contraste entre o antigo e o moderno, com elegância e responsabilidade ecológica.

* Veja na galeria de imagens sugestões de móveis feitos com madeira de demolição


Leia mais sobre: madeira de demolição

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.