Joaquim Tenreiro e Giuseppe Scapinelli são homenageados em exposição na Artemobília

Divulgação
A mesa de jantar Bumerangue é uma das peças inéditas de Joaquim Tenreiro
Depois da mostra que uniu duas referências do mobiliário moderno – Zanine Caldas e Geraldo de Barros –, a Artemobília Galeria, agora, explora, até o dia 12 de julho, as similaridades e diferenças de dois pioneiros que ousaram repensar e redesenhar o móvel brasileiro do século 20: Joaquim Tenreiro e Giuseppe Scapinelli, na exposição “Os Imigrantes, o Marceneiro e o Arquiteto”.

Sob curadoria de Sergio Campos, a mostra vai apresentar mais de 40 peças, sendo algumas nunca antes expostas. É caso da mesa de jantar Bumerangue e das cadeiras de ferro com napa verde, datadas de 1958, de Tenreiro. “Já as peças do arquiteto Giuseppe Scapinelli são naturalmente pouco conhecidas pelo público, tendo sido vistas apenas em uma exposição, em Curitiba, ano passado”, afirma Campos.

Além das peças, a exposição vai abordar também, tanto na personalidade como na arte de fazer móveis , as diferenças e similaridades dos mestres do mobiliário que, segundo Campos ajudaram muito na transformação dos lares brasileiros em ambientes mais leves, arejados e alegres.

“Enquanto o marceneiro Tenreiro, de origem portuguesa, adorava o jacarandá e era uma pessoa mais séria e sisuda, o italiano Scapinelli, um perfeito contador de piadas, preferia os tons dourados da caviúna”, diz o curador da exposição.

Porém, apesar dessas diferenças, ambos eram moveleiros e decoradores e optaram pela produção artesanal em pequena quantidade. Além disso, fizeram releituras fundamentais para o mobiliário naciona l: “Tenreiro resgatou a palhinha e a transformou em um elemento moderno e Scapinelli modernizou o mobiliário europeu, como a poltrona estilo bergère”, conta Sergio Campos.

Veja algumas peças que estão na exposição:

Veja mais notícias sobre decoração no
Twitter do Delas


Serviço:

Exposição Joaquim Tenreiro e Giuseppe Scapinelli - Os Imigrantes, o Marceneiro e o Arquiteto
De 29 de junho a 12 de julho de 2011
Das 10h às 17h
Entrada gratuita
Artemobilia Galeria - Rua Cardeal Arcoverde, 470, Pinheiros – São Paulo (SP)
Fone: (11) 3791-9929

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.