Marisa Ota

Design por todo canto

Marisa Ota é formada em artes plásticas pela FAAP. Criadora da Paralela Gift, é especialista em identificar e apresentar novas tendências de design ao mercado brasileiro

Mãos de ouro no artesanato

Bordadeiras resgatam sua cultura com agulha e linhas coloridas

21/03/2011 15:52

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

Quando o quesito é artesanato, a diversidade brasileira é muito grande. Em qualquer cantinho do nosso País, artesãos resgatam a cultura pela criação de peças e materiais que retratam a história da sua comunidade, com muito apreço.

Foto: Divulgação

As flores e frutos do cerrado são tema para as bordadeiras de Taguatinga, no Distrito Federal



Um grande exemplo desse trabalho é o das Bordadeiras de Taguatinga, que reunidas em suas casas primam pela qualidade das peças que produzem. Hoje, contam também com a participação de suas famílias, que ajudam nas encomendas enviadas a vários estados brasileiros e ao exterior. Fundada em 2001, a associação é composta por 20 bordadeiras da feira de artesanatos de Taguatinga (na região Centro-Oeste), que resolveram se juntar para aperfeiçoar o trabalho artesanal do local.

Com o apoio do Sebrae do Destrito Federal nasceu uma parceria que ofereceu às bordadeiras da região a chance de explorar novos rumos. O encontro com o talentoso designer Renato Imbroisi trouxe um norte único para essas artesãs: o bordado de flores e frutos do cerrado. Com a técnica do "bordado da vovó”, e seus vários tipos de pontos, têm sido criadas almofadas, toalhas, roupas de cama, entre outros produtos.

Mais: Conheça o trabalho do designer e tecelão Renato Imbroisi

Foto: Divulgação

Com a ajuda de estilo do designer Renato Imbroisi as bordadeiras utilizam a técnica de ´bordado da vovó´



Outro trabalho muito bonito nesta área é o realizado pelas bordadeiras da Paraíba, que produz, em parceria com a Coopnatural, peças a partir do algodão colorido. São 35 bordadeiras que diversificam seus produtos, agregam valor às peças e garantem uma produção fixa por meio de contato estabelecido com feiras de artesanato e empresas do Brasil e do exterior. As bordadeiras passaram por cursos de capacitação, gerenciamento e trabalho empreendedor e contam com a ajuda de designers na expansão da variedade de peças produzidas.

 

Serviço:

Bordadeiras de Taguatinga

Sobre o articulista

Marisa Ota - jbianchi@ig.com - Marisa Ota é formada em artes plásticas pela FAAP. Criadora da Paralela Gift, é especialista em identificar e apresentar novas tendências de design ao mercado brasileiro

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo