Mostra itinerante reúne 56 obras de universitários de todo o País e reforça a importância do design

Na noite de ontem, em São Paulo, foram anunciados os três jovens talentos do design premiados pela 3ª Mostra Jovens Designers, por suas peças e produtos inovadores, desenvolvidos durante o ano letivo. Os projetos farão parte de uma exposição itinerante que acontece até o dia 26 de setembro, no Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso (SP), e depois segue para Florianópolis, Brasília e Belo Horizonte.

Conheças as peças vencedoras e outros projetos participantes da mostra

“Sem caráter competitivo, a seleção das peças levou em consideração o grau de inovação tecnológica e conceitual, sua factibilidade industrial e o atendimento das necessidades do futuro”, diz Marici Vila, responsável pela Origem Produções, produtora do evento.

A participação na mostra deste ano extrapolou o eixo Rio-São Paulo e reuniu trabalhos de alunos dos cursos de design de produto de universidades de 12 estados, entre eles Amapá, Rio Grande do Sul e Bahia. ”Essa abrangência nacional permitiu que os projetos viessem com grande diversidade cultural e de costumes das cinco regiões brasileiras” diz o curador da mostra Auresnede Pires Stephan.

Além de motivar professores, coordenadores, técnicos e alunos das instituições de ensino e garantir maior visibilidade aos projetos acadêmicos, que muitas vezes ficam confinados às escolas, a exposição também é uma forma de educar os visitantes e fazê-los compreender a importância e relevância do design no cotidiano.

Segundo Stephan, nos últimos cinco anos, ocorreu um verdadeiro “boom” no campo do design, seja no âmbito das escolas, no dia a dia das pessoas ou na conscientização da classe empresarial.
“Ainda não é possível calcular de forma confiável e precisa, mas podemos considerar que existem, hoje, no Brasil, aproximadamente 90 escritórios de pequeno e médio porte e uma centena de departamentos de empresas que se dedicam a desenvolver projetos de design nos diversos segmentos”, afirma o curador.

Serviço:
3ª Mostra Jovens Designers – São Paulo
Abertura: De 10 a 26 de setembro
Horário: Segunda-feiras, das 11h às 20h, terça-feira a sábado, das 10h às 20h e domingos, das 10h às 19h
Local: Centro Cultural FIESP
Endereço: Avenida paulista, 1313 – São Paulo (SP)
Tel: (11)3146-7406
Entrada gratuita

Florianópolis
Abertura: De 05 a 24 de outubro
Local: Shopping beira Mar
Endereço: Rua Bocaiúva, 2.468, Belo Horizonte (MG)
Tel: (48) 3212-4600

Brasília
Abertura: De 11 de novembro a 11 de dezembro
Local: Galeria do Espaço Cultural Contemporâneo Ecco
Endereço: SCN quadra 3, bloco C, loja 05 – Brasília (DF)
Tel: (61) 3327-2027

Belo Horizonte
Abertura: De 05 a 21 de janeiro de 2011
Local: Ponteio Lar Shopping
Endereço: BR 356, 2500 – Belo Horizonte ( MG)
Tel: (31) 3503-2500


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.