Dupla brasileira lança novos projetos e apresenta trajetória em monografia completa

A Peneira feita em malha de metal e entrelaçada com uma fita de fibra natural
Divulgação
A Peneira feita em malha de metal e entrelaçada com uma fita de fibra natural
Nem mesmo o volume recorde de lançamentos durante a semana de design de Milão, em abril, fez com que os irmãos Campana desacelerassem. Em plena fase de ebulição criativa, a dupla de designers brasileiros de maior sucesso no exterior praticamente emendou o lançamento nacional de seu primeiro livro, “Campana Brothers – Complete Works (So Far)”, com a apresentação de mais uma coleção para a marca italiana Alessi. Desta vez, chamada "Peneira".

Composta por três diferentes tamanhos de cesto, a coleção é feita em malha de metal e entrelaçada com uma fita de fibra natural e recebe esse nome por parecer uma concha leve e maleável, lembrando uma peneira sofisticada.

Desde 2005 a dupla trabalha com a Alessi. A primeira coleção foi a Blow Up, que em fevereiro deste ano ganhou uma versão em bambu. Em 2007 foi lançada a coleção Nuvem e, em 2008, a Mandacaru.

Retrospectiva

Lançado em Londres, no Reino Unido e em Hong Kong antes de ser apresentado no Brasil, no início de junho, o livro “Campana Brothers – Complete Works (So Far)” é uma monografia completa da dupla, com direito a textos e análises de especialistas em design.

Editada pela Rizzoli New York, a obra de 304 páginas ainda vem com um verdadeiro catálogo, que reúne todas as criações de Fernando e Humberto Campana ao longo de seus 27 anos de carreira. De protótipos a projetos especiais. À venda por cerca de R$ 180,00.

Novas peças

Finalizada em 2009, a monografia só não traz as últimas peças apresentadas pelos Campana durante a semana de design de Milão deste ano. Entre elas, a vasos “Nativo Campana”, feita para a Corsi Design; os vasos e a luminária “Esperança”, criadas para a Venini; os cinco objetos lançados pela Edra durante o Salão do Móvel, entre eles a mesa “Cotto”; o tapete “São Paulo”, da Nodus; ou o coreto “La Gloriette”, produzido para a Veuve Cliquot.

Veja a galeria de produtos:


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.