Um espaço bem planejado é fundamental para receber os convidados em grande estilo

Se a primeira impressão é mesmo a que fica, então é importante caprichar no hall de sua casa ou apartamento para encantar os visitantes. Para acertar no projeto, fique atento às características do espaço.

De acordo com a arquiteta Vanessa Trade, se o local apresentar medidas reduzidas, a dica é investir em um sistema de iluminação adequado, em cores claras e na instalação de espelhos nas paredes, pois proporcionam sensação de amplitude.



Os truques foram utilizados pela arquiteta Brunete Fraccaroli no hall de entrada ambientado com espelhos bisotados (Penha Vidros), porta em MDF de laca branca (Madeira Viva) e piso com revestimento de mármore liso e brilhante.

Valendo-se das mesmas premissas, o arquiteto Marcelo Rosset foi além e desenvolveu dentro de um pequeno espaço, um local que despertasse a atenção daqueles que chegam à residência. Como o piso e teto tinham a mesma paginação – mármore branco com detalhes do mesmo material na cor cinza – colocou um quadro vermelho para quebrar a predominância dessas tonalidades e criar sensação de profundidade. No hall do elevador, instalou um espelho nas paredes, e iluminou-os com mangueiras de luz camufladas pelo gesso.

Espaços grandes convidam a ousadias

Se a área do hall for ampla o número de possibilidades triplica. “É possível colocar arandelas, aplicar papéis de parede e utilizar o mesmo piso que reveste a sala, por exemplo, para não delimitar a área”, afirma Trade.

- Leia também: Coloque você mesma o papel de parede de casa

Foi o que fez a decoradora Christiana Hamoui, que criou um espaço contemporâneo e arejado ao unir, pelo revestimento do piso, as salas e o hall de entrada. Os detalhes ficam por conta da mesa de espelho e da iluminação, refeita e automatizada para projetar um efeito cênico.

Acerte na decoração

Quanto à decoração, um móvel com a cara do ambiente é sempre uma boa pedida. Segundo Vanessa, é possível usar aparadores , chapeleira, espelho de piso e ganchos para casacos, pois além de decorativos, agregam funcionalidade e sofisticação.

“A escolha de acessórios e mobiliários dependerá da arquitetura proposta para a casa e do estilo do morador. Vá a uma loja e explique a finalidade da peça, fale sobre o espaço disponível e solicite indicações de cores”, aconselha.

No projeto criado pela designer de interiores Fafá Satre, as cores claras da pintura e dos revestimentos (porcelanato, da Portobello, e tabeira, da Castellato) ajudaram a satisfazer o desejo dos donos clientes: que o hall sintetizasse o restante da casa. Móveis e acessórios em estilo praiano completaram o ambiente repleto de frescor e aconchego.

A iluminação também pode fazer diferença, principalmente se aliada a detalhes brilhantes e espelhos. Foi o que fez a designer de interiores Maximira Durigan no hall que mistura toques clássicos e rústicos . Uma cascata de cristais com pequenas lamparinas reflete o mosaico de pastilhas em tons de marrom, dourado e caramelo aplicado na parede. O piso com uma rosa dos ventos feita em mármores Piguês, Imperial e Amarillo Indalo completam a decoração.

Serviço
Brunete Fraccaroli
R. Batataes, 460, 4º andar - São Paulo (SP)

Christina Hamoui
Rua Iguatemi, 448, 5º andar - São Paulo (SP)
Tel.: (11) 3071-0001

Fafá Satre
Alameda Lorena, 800, cj. 1.601 - São Paulo (SP)
Tel.: (11) 3051-8269

Maximira Durigan
Rua das Bandeiras, 16 - Santo André (SP)
Tel.: (11) 4427-8477

Marcelo Rosset
Av. Angélica, 2503, cj.48 - São Paulo (SP)
Tel.: (11) 3258-5905

Vanessa Trade
Tel.: (11) 3497-3600

    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.