Sabe aquela sala que você não usa? A varanda que não serve para nada? Conheça sugestões para transformar esses ambientes

Acordo Ortográfico
Todo imóvel tem um cantinho que acaba sobrando. Seja um quarto a mais que nunca virou escritório e acabou à disposição de hóspedes, uma varanda que não serve para nada a não ser acumular poeira, um corredor estreito por onde mal dá pra passar. 

VEJA A GALERIA DE FOTOS COM SUGESTÕES

Acontece que muita gente deixa esses espaços do mesmo jeito por pensar que mudá-los seria trabalhoso e caro, mas, com alguns toques, esses espaços nem precisam de tanto quebra-quebra assim para ser úteis.

Mexer ou não na estrutura?

Normalmente, espaços pequenos são aproveitados para criar outros ambientes, o famoso puxadinho. Mas, se você tiver um espaço relativamente grande sobrando, também pode pensar em fragmentá-lo.

Muitas vezes, a solução é abrir a planta do ambiente junto com um arquiteto e pensar nas soluções possíveis. Tenha em mente que, usando a criatividade, você terá um projeto bacana. Por isso, comece pensando em pequenas mudanças, como abrir uma parede ou criar outra.

Além disso, você também pode avaliar se não é o caso de transformar o ambiente sem mexer na estrutura original, apenas com móveis. Existem alguns tipos de móveis criados especialmente para pequenos espaços, ou espaços com formatos inusitados, por exemplo, em L ou U, explica Ademir Bueno, gerente de Design e Tendências da Tok&Stok.

Cozinha coringa

Divulgação
Antes da reforma, a cozinha era assim...



Abrindo apenas uma parte da parede, a arquiteta Emilia Cardoso conseguiu transformar a pequena cozinha em um ambiente coringa, unido-a a sala de jantar.





Divulgação
...e após a reforma, eis o resultado!


Além de sensação de amplitude, a proposta era dar um ar mais moderno à cozinha do apartamento, que mal lembra o pequeno espaço de antes. Outra solução bacana para essa cozinha seria criar um passa-pratos, aquele espaço aberto no centro da parede entre os dois cômodos, afirma Emilia.




Varanda mais útil

Divulgação


Para tornar a varanda do apartamento de seu cliente útil, o arquiteto Roberto Rezende propôs cobrir parte dela e transformá-la em sala de estar, de forma que ela se tornasse uma passagem para o escritório, mas sem perder o espaço ao ar livre.





Divulgação

Assim, ela se torna um ambiente coringa e que, com certeza, terá mais uso, diz Roberto.






Dê um jeito no corredor

Divulgação
O escritório antes do projeto...

Em apartamentos, o corredor é a parte menos usada do imóvel, mas, apesar de estreitos, são também os ambientes com maior comprimento, que geralmente é desperdiçado.

Pensando nisso, o arquiteto Carlos Campoy decidiu abrir alguns centímetros da sala de estar e, assim, ter espaço suficiente para criar um escritório para seu cliente.




Divulgação
Após a reforma: mais espaço e organização



Essa é uma solução excelente para quem mora em apartamentos de área reduzida, mas quer maximizar o uso de cada m².









Leia mais sobre: reforma

    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.