Veja dicas de como usar a decoração para criar a sensação de amplitude

Para ampliar um ambiente, tenha poucos móveis e use a iluminação para destacar pontos específicos. Projeto de Vanessa Trad
- Divulgação
Para ampliar um ambiente, tenha poucos móveis e use a iluminação para destacar pontos específicos. Projeto de Vanessa Trad
Com as casas e apartamentos cada vez menores, saber usar alguns truques de decoração para criar a ilusão de amplitude ou, de fato, ganhar mais espaço nos ambientes, se torna essencial para que a residência seja confortável, sem oprimir os moradores.

Segundo a arquiteta Brunete Fraccaroli , a melhor opção é utilizar o velho truque do jogo de espelhos, mas, nesse caso, não adianta ter peças pequenas. "Espelhar uma das paredes inteira, do chão ao teto, cria a sensação de profundidade."

Mas não faça isso com a maior parede de cômodo para que o tiro não saia pela culatra. Uma dica é posicionar o espelho no menor lado do ambiente, de frente para onde houver mais móveis, como a sala de jantar, por exemplo. "Isso dá a impressão de que o espaço é maior e possui mais elementos", afirma a designer de interiores Vanessa Trad .

No projeto de Sueli Adorni, o espelho ocupa a parede toda.
Divulgação
No projeto de Sueli Adorni, o espelho ocupa a parede toda.
Menos é mais

Quando for mobiliar a casa, lembre-se de que quanto mais peças forem colocadas num mesmo espaço menor o ambiente parecerá. É preferível ter um sofá de três lugares e uma poltrona, a dois sofás, um de dois e outro de três lugares. Dessa forma, terá o mesmo número de assentos, porém, ocupando menos espaço.

Além do número de móveis, a escolha dos modelos também faz diferença. "O melhor é ter um mobiliário todo com a mesma altura e, de preferência, não muito altos. Evite sofás e poltronas com encosto alto. Até mesmo esculturas muito volumosas fazem o ambiente ficar menor", diz Vanessa. 

Dê preferência a cores claras e padronize a altura do mobiliário. Projeto de Sueli Adorni.
Divulgação
Dê preferência a cores claras e padronize a altura do mobiliário. Projeto de Sueli Adorni.
A arquiteta e designer de interiores Sueli Adorni ainda dá outra dica. "Quadros, telas e imagens com profundidade, além de fotos em perspectiva também ampliam o ambiente, principalmente se forem grandes."

A escolha das cores é fundamental

Adotar cores claras e neutras nas paredes, móveis e cortinas ajuda a criar a sensação de amplitude. "Assim como colocar um tapete de cores neutras que pegue todo o ambiente também é recomendável", diz Brunete. Contudo, ela não indica separar a parede com dois tons diferentes, porque pode criar um efeito contrário ao desejado.

Além da pintura, outras alternativas de revestimentos podem ser usados na parede, mas a regra geral deve ser mantida. "Se quiser colocar papel de parede é melhor escolher tons neutros e claros, como branco, bege, marrom ou creme. Estampas ou modelos mais coloridos devem ser aplicados em apenas uma parte do cômodo", diz Vanessa.

Linhas verticais alongam o espaço como na sala de Vanessa Trad.
Divulgação
Linhas verticais alongam o espaço como na sala de Vanessa Trad.
Linhas verticais na parede também podem ser empregadas para alongar o ambiente, seja num papel de parede ou com a ajuda de lambris. 

Sueli afirma que o teto e o piso devem ser de tons claros, principalmente branco, para deixar o pé direito maior. "No piso, o melhor é empregar um revestimento frio, mas, se a pessoa faz questão de ter o piso de madeira, recomendo adotar uma cor mais escura, como ipê, para contrastar com o teto claro", afirma Vanessa.

Brunete Fraccaroli valeu-se de imagem gigante e iluminação pontual.
Divulgação
Brunete Fraccaroli valeu-se de imagem gigante e iluminação pontual.
Aposte no jogo de luz e sobra

A iluminação também é importante. "Uma dica é posicionar luminárias em locais estratégicos, criando focos de luz pontuais", diz Brunete. Para Vanessa, quanto mais claro o ambiente, mais amplo ele parecerá. "Para complementar, pode-se empregar luz direta em uma parede ou focada em um quadro. Isso ajuda a destacar outras coisas que não o tamanho do ambiente", diz.

Para ampliar o corredor, uma solução é iluminar uma das paredes e ter poucos quadros ou gravuras. "É melhor ter uma imagem maior a várias pequenas", diz Brunete. Vanessa recomenda também empregar luminárias pequenas, que podem estar com o facho de luz voltado para cima. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.