Saiba como deixar o jardim e varanda perfeitos para comemorações ao ar livre

Flores naturais e tecidos de cores vibrantes dão o tom à festa
Divulgação
Flores naturais e tecidos de cores vibrantes dão o tom à festa
Com o clima quente do verão, as confraternizações saem dos ambientes fechados e ganham as áreas externas. Independentemente da data a ser comemorada, a decoração pede elegância e elementos coerentes com a alta temperatura. Ou seja, leves e coloridos.

Especialista em decoração de festas, Andréa Guimarães aposta no laranja, amarelo e verde, e em palmeiras, ráfias e flores coloridas para dar um toque de frescor ao ambiente.

Mais do que nunca, as flores são essenciais para dar o clima da estação.

Para decorar mesas e aparadores, as floristas Aparecida Helena e Lucia Milan sugerem usar orquídeas em vasos feitos com materiais naturais, como fibras e bambus, ou vidro.

Já Juliana Françoso, da Happy Happenings , lembra que festas de verão combinam com frutas frescas – que podem ser usadas para decoração e degustação -, flores do campo – que custam pouco e dão um bom resultado – e chita (tecido plano 100 % nacional e supertropical). “Os temas podem ser variados e o cardápio deve ser leve”, lembra a decoradora de festas.

Pufes, futons e sofás ajudam a criar pequenos lounges

Para estimular a circulação das pessoas, crie pequenos lounges aconchegantes em torno da piscina e nas varandas do ambiente. De acordo com o tema da festa, use almofadões, sofás, futons, banquetas e tapetes de fibras naturais para compor o ambiente.

Crie cantos confortáveis para os grupos se reunirem
Divulgação
Crie cantos confortáveis para os grupos se reunirem
Para iluminar e ao mesmo tempo decorar, instale tocheiros com citronela (que afastam pernilongos em um ambiente de praia, por exemplo), luminárias vazadas e velas em pontos estratégicos para criar uma atmosfera tropical.

“Lembre-se que menos é mais. Cadeiras com capas e laços caíram em desuso”, afirma Andrea, reforçando a tendência “clean”. Em contrapartida, valorizam-se as peças confeccionadas em fibras naturais e os tecidos mais leves ou crus.

Tenha sempre um plano B

Como o verão é tempo de termômetros em alta, mas também de muita chuva inesperada, ter um plano B para garantir que a festa continue mesmo em caso de temporais é imprescindível em grandes comemorações.

Quando estiver planejando o evento, inclua o orçamento de toldos e estruturas removíveis que possam ser instaladas na área externa por precaução. “Existem diversos tipos de acabamentos e materiais, o que acarreta preços diferentes”, ensina Andrea. Aparecida garante que, nessas horas, ter uma tenda ou estrutura de madeira armada é um custo extra que vale a pena. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.