Suavidade e detalhes pontuais fazem a diferença no ambiente de trabalho da mulher

Mesmo com linhas minimalistas, as flores estão presentes no escritório residencial criado pelos arquitetos Sérgio Valliatti e Luciana Patrão
Divulgação
Mesmo com linhas minimalistas, as flores estão presentes no escritório residencial criado pelos arquitetos Sérgio Valliatti e Luciana Patrão




Quando elas entram em cena, a mesmice vai embora. Nada como um toque feminino para deixar tudo mais charmoso e dar vida aos ambientes. E não é só em casa que isso acontece. No escritório, a sobriedade é quebrada por detalhes coloridos, flores e pequenos detalhes. “Não conseguimos conviver num espaço sem levar um pouco da nossa personalidade. É inevitável colocar alguns mimos pelas mesas e investir em cores para deixar o dia a dia mais agradável”, afirma a arquiteta Brunete Fraccaroli.

Luz indireta e luminária são alguns dos detalhes delicados do escritório de Renata Bordin
Divulgação
Luz indireta e luminária são alguns dos detalhes delicados do escritório de Renata Bordin
Entrar em um ambiente de trabalho só para garotas é certeza de encontrar canetas de tons vibrantes, bonecos de seus personagens favoritos, porta-retratos e, claro, um vaso repleto de flores. “Quando começarmos a desenvolver um projeto para mulheres, o tratamento é outro. É inevitável optar por materiais mais românticos, como papéis de parede , por exemplo. Afinal, gostamos de texturas diferentes”, afirma Ana Luiza Mazini, coordenadora do escritório Ravic Arquitetura e Urbanismo

Outro elemento indispensável – e que nem sempre é levado a sério – é aquele espacinho para pendurar as bolsas. “É muito feio espalhá-las por aí. Vale planejar um mancebo, prateleiras ou até mesmo ganchos para acomodá-las”, diz Ana Luiza.

O mobiliário deve ter gavetas para abrigar todos os utensílios, além daqueles de necessidade básica (esmaltes, lixas de unha, perfumes e o bom e velho estojo de maquiagem ). Nichos, prateleiras e divisórias também são fundamentais, pois a organização deve estar em primeiro lugar. “Cada objeto deve ter o seu espaço. Devemos apostar em armários para guardar pastas e documentos”, ressalta a arquiteta Renata Mueller.

Mesas amplas e painéis de recados são sempre bem-vindos. Assim, é possível acomodar bilhetes, fotos e porta-retratos sem atrapalhar. Uma cadeira confortável para garantir a postura correta o dia todo é mais um item que não pode faltar. “Prefira os modelos almofadados. Todas irão adorar”, indica a arquiteta Adriana Victorelli, do escritório NeoArq.

Amplas aberturas garantem luz natural no escritório Bossa Arquitetura
Divulgação
Amplas aberturas garantem luz natural no escritório Bossa Arquitetura
Na seara das cores, lilás, rosa e amarelo estão na lista dos mais pedidos. Os adesivos com motivos florais também são boas sugestões para alegrar o espaço. Porém, lembre-se de que o escritório é um local de longa permanência. “Cuidado para não cometer exageros. Cores muito fortes podem se tornar cansativas e atrapalhar o rendimento”, diz Ana.

O banheiro deve estar sempre limpo e organizado. “Um espelho grande para conferir o visual é indispensável”, lembra Renata. Ficou inspirada? Vá em frente e deixe o escritório com a sua cara. “Não existe nada mais importante do que sentir-se bem no ambiente de trabalho. Parece que a rotina fica mais leve e a produtividade aumenta”, completa Brunete.

Serviço:

Adriana Victorelli – NeoArq
Tel: (11) 2768-3310

Bossa Arquitetura
Rua Felizardo Furtado, 209 – Porto Alegre (RS)
Tel: (51) 3391-3543

Ravic Arquitetura
Rua Alegre, 470 conjunto 1103 – São Caetano do Sul (SP)
Tel: (11) 3593-8435

Valliatti & Tomasi Patrão Arquitetura
Rua Belo Horizonte, 434/03 – Curitiba (PR)
Tel: (41) 3342-6861

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.