Antes de se decidir por uma nova mesa, cadeiras e aparador, observe as medidas recomendadas e o melhor estilo para que fiquem proporcionais e de acordo com o ambiente

De nada adianta visitar uma loja de móveis, se encantar com um belo conjunto para a sala de jantar e levar direto para casa sem antes analisar as medidas das peças! É preciso saber qual é o espaço disponível para cada móvel, observando se, além da mesa e cadeiras, você ainda terá espaço para um bufê ou aparador e uma área livre para circulação.

VEJA A GALERIA DE FOTOS

Segundo a arquiteta Clélia Regina Ângelo, para uma sala de jantar ser confortável, deve ter boa distribuição de móveis, com a mesa proporcional ao ambiente e o número de cadeiras apropriado ao seu tamanho. A profissional afirma que a altura da mesa deve ser de 75 a 82 cm e o tampo pode ter de 1,20 m de diâmetro ou 1,40 x 0,70 m até 1,80 m de diâmetro ou 2,80 x 1,40 m.

A designer Baba Vaccaro, diretora de criação da loja Dpot, em São Paulo, reforça que é preciso realmente tirar as medidas do ambiente onde serão colocados os móveis. Isso vale para qualquer local. O ideal é contratar um profissional para fazer o desenho ou levar a planta para a loja, pois hoje os vendedores são consultores e podem aconselhar qual a melhor solução tanto em relação às medidas do mobiliário quanto ao layout, orienta.

Na sala de jantar, em especial, Baba alerta que é preciso levar em conta o espaço que ocupará a mesa mais a cadeira de jantar. Deve-se reservar uma área de circulação atrás da cadeira, considerando-se que ocupará maior metragem quando estiver em uso.

Para isso, o arquiteto Gustavo Motta explica que deve-se manter, no mínimo, um espaço de 70 cm ao redor da mesa somente para as cadeiras. E em torno de 1,10 m para as cadeiras mais a circulação de pessoas, afirma.

Mix de estilos

O arquiteto Paulo Gazola, proprietário da loja Reserva Pessoal, em São Paulo, recomenda mesas de jantar com tampos de mármore ou vidro: Considero esses materiais como os mais adequados para o tampo. Já as cores e estilo variam de acordo com o projeto.

O mármore pode ter um caráter clássico ou contemporâneo, dependendo da forma como a mesa é utilizada e dos demais móveis e acessórios. Já o vidro, inspira modernidade e, além disso, é o mais indicado em ambientes pequenos, porque causa sensação de amplitude e leveza.

Nesse caso, o tampo de vidro deve ter espessura de 15 a 20 mm. Pode estar sobre um tronco de madeira rústica ou uma base abstrata de pedra, diz Clélia.  Motta ainda cita as bases de acrílico ou mesmo de vidro, alternativas que conferem ainda mais leveza.

Para Baba, a mistura de estilos é valida na decoração, mas deve ser bem feita. Para quem prefere não se arriscar e se ater a uma única linguagem, a designer define as várias opções:

- A decoração clássica utiliza-se de materiais como madeira natural com bom acabamento, tecidos sofisticados, formas elaboradas e ornamentos.

- Já o provençal parte destas formas elaboradas, mas utiliza acabamentos rústicos, como pátinas, e tecidos leves com estampas campestres.

- O rústico pode ser tudo aquilo que tem materiais e cores em sintonia com a natureza, como madeiras aparentes com acabamento natural (sem verniz ou brilho), pedras e tecidos naturais com tramas marcantes.

-Já o modernista se baseia em formas geométricas puras, isentas de ornamentos ou referências históricas. Os materiais são lisos, com pinturas e laminados, em cores neutras ou primárias.

- E o contemporâneo, por fim, a meu ver é a liberdade de transitar pelo passado e pelo presente, completa a designer.


Leia mais sobre: sala de jantar


Consultores
Gustavo Motta -
www.gustavomotta.com.br
Clélia Regina Ângelo -
www.cleliareginaangelo.com.br
Baba Vaccaro -
www.babavacaro.com.br
Paulo Gazola -
www.reservapessoal.com.br

Onde encontrar
Dpot -
www.dpot.com.br
Decameron Design -
www.decamerondesign.com.br
Bali Express -
www.baliexpress.com.br
A Especialista - Tel. (11) 3043-9142
Meccane -
www.meccane.com.br
Estilo BR -
www.estilobr.com
Dominox -
www.dominox.com.br
Helvetia House -
www.helvetiahouse.com.br
Etna -
www.etna.com.br
Breton Actual Gabriel - Tel. (11) 3062-5052
Líder Interiores -
www.liderinteriores.com.br

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.