Saiba como utilizar as cores para equilibrar as energias nos diferentes cômodos da casa de acordo com o feng shui

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508144485&_c_=MiGComponente_C

Acordo Ortográfico

As cores podem influenciar diversos aspectos da vida e, de acordo com o feng shui, têm o poder de estimular emoções, canalizar ou movimentar as energias que permeiam os mais diversos ambientes.

Determinadas cores estimulam, outras irritam ou acalmam. Portanto, conhecer o que cada cor pode proporcionar ao espaço em que se vive ou trabalha pode ser um fator importante para obtenção de qualidade de vida, equilíbrio e bem-estar. Por isso, a Futura Tintas dispõe de uma consultoria em feng shui e, no site da empresa, a professora Patrícia Ramos oferece uma série de informações e dicas.

A influência das cores

Na sala de estar , o amarelo estimula a comunicação, a conversa. O bege ou marfim trazem aconchego e impressão de boas vindas. Já o verde revigora o estado físico da pessoa. O azul ajuda a baixar os níveis de ansiedade, mas deve ser evitado por pessoas melancólicas ou com tendência à depressão.

Na sala de jantar , o amarelo estimula a conversa e o apetite. Já quem precisa fazer dieta pode usar o verde, pois ele não permite que se passe muito tempo em um ambiente desta cor, ao contrário do bege ou marfim, que simbolizam a receptividade e a cordialidade e por isso são tons mais acolhedores.

Nos quartos , o cor-de-rosa estimula o carinho, afeição. O lilás é ideal para quem precisa de tranqüilidade e relaxamento. O azul proporciona sensação de paz enquanto o verde ajuda a restabelecer energias. Para o quarto de casal, o amarelo não é a cor mais indicada porque pode instigar discussões. 

No escritório ou local de trabalho, o azul intensifica a concentração, o verde representa o crescimento profissional e o marrom, bege e o marfim são cores de estabilidade e segurança.

O que cada cor significa

Muitas pessoas, antes de pintar a casa ou o local de trabalho, procuram orientação sobre o significado das cores. Pensando nisso, a Suvinil indica quais as melhores opções de cores para cada tipo de ambiente de acordo com o feng shui e a cromoterapia:

Branco: É uma cor neutra que pode potencializa as demais cores, além de representar a luz divina. Demonstra pureza e faz com que o espaço pareça maior. O branco, é claro, pode ser utilizado em toda a casa, mas com uma ressalva: como esta cor reflete luz (ao invés de absorver) ela provoca um ricocheteamento de energia. Este efeito pode ser equilibrado se a decoração contar com quadros com cores fortes e brilhantes. 

Verde: Ligada ao elemento madeira, representa o crescimento, desenvolvimento, natureza e saúde. Nos tons escuros pode representar a inveja. É uma cor neutra, que pode ser utilizada em todos os ambientes da casa. Segundo a cromoterapia, traz força equilibrada, acalma o sistema nervoso e os sentidos. Também significa esperança e satisfação.

Azul: Cor calmante e que traz tranquilidade, está relacionada ao elemento água. Sua vibração favorece o raciocínio e a intuição e, nos tons mais escuros, a elegância. Remete à natureza (céu e mar). Quando usada em excesso, pode provocar sono, introspecção e isolamento. Na cromoterapia é uma cor desestressante, que transmite calma e serenidade.

Lilás: Oferece tranqüilidade, sossego e estimula a espiritualidade, misticismo e intuição. Combinação de azul e vermelho, representa um mix de criatividade e intelecto. Pode ser aplicado em locais de meditação e oração. Na cromoterapia tem efeito purificador, transformando as energias negativas em positivas.

Laranja: Situada entre o elemento fogo e o elemento terra, estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. Representa vigor, prosperidade, fartura e expansão. Em demasia, pode provocar rebeldia. Já na cromoterapia, auxilia a mente e assimila novas idéias. Com propriedades semelhantes ao vermelho, é uma cor que representa sucesso, mas como também é uma cor chamativa e intensa não é indicada para quartos.

Vermelho: Ligada ao elemento fogo, está relacionada à vida e à força. Estimula as áreas de relacionamento afetivo, conquista, sensualidade, auto-estima e prosperidade. O vermelho é símbolo do sucesso, mas também é a cor da raiva, agressividade. Portanto é necessário critério ao utilizá-lo. Assim como o laranja, deve ser usado com cuidado, por ser uma cor estimulante que pode causar agitação nas pessoas. Não é uma cor aconselhável para dormitórios. Segundo a cromoterapia, é indicado para pessoas tímidas e retraídas. Revigora a coragem e a força de vontade.

Amarelo: Relacionada ao elemento terra, é a cor da luz. Representa a luz do sol e o brilho do ouro, perfeição, glória e poder. A claridade, sua principal característica, é alegre e excitante. Melhora a concentração, estimula a comunicação, atividades mentais e abre o apetite. Segundo a cromoterapia, é uma cor animadora, inspiradora e que estimula o raciocínio, atuando diretamente sobre o mental.

Preto: Cor ideal para misturar com outras idéias. Dá um toque de sofisticação ao ambiente. O preto é a cor da introspecção. É aconselhável utilizá-lo em mobília pequena, enfeites, quadros, mas deve-se evitar pintar todas as paredes de um ambiente com preto porque a cor pode provocar a sensação de medo e insegurança. 

Faça um teste antes

A cor traz um equilíbrio essencial podendo até alterar o tamanho de um cômodo. Um quarto pequeno, por exemplo, quando pintado com cor clara ou neutra, faz parecer mais amplo.

As cores controlam a quantidade de luz e a refletem, por isso, é melhor escolher o esquema de cores que será usado no próprio ambiente, já que o tom das cores costuma mudar quando visto sob luzes diferentes, explica Fernanda Dall'Orto, gerente da marca Suvinil.

Para testar as cores nos ambientes antes de finalizar a decoração, uma opção que pode auxiliar na hora da escolha é o Suvinil ColorTest, uma  pequena amostra de cor, disponibilizada em embalagens de 202,5 ml, quantidade suficiente para o teste em um metro quadrado.

Para não correr o risco de modificar o ambiente sem saber como irá ficar e as sensações que poderá transmitir, as amostras de ColorTest auxiliam e facilitam o trabalho de quem quer renovar o ambiente de acordo com o feng shui, finaliza Fernanda.


Leia mais sobre: cores

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.