O estilista indica lojas no Brasil e no exterior para deixar a casa mais bonita

Sempre atento ao design, o estilista Jum Nakao dá dicas para casa
Reprodução
Sempre atento ao design, o estilista Jum Nakao dá dicas para casa
Longe das passarelas desde 2004, quando entrou para a história da moda nacional com a apresentação do desfile-performance A Costura do Invisível, o estilista Jum Nakao ainda colhe os louros de sua ousadia nas palestras e exposições que é convidado a participar por todo o mundo.

Apaixonado por design em todas as suas vertentes, ele aproveita as viagens para coletar novas ideias e objetos para suas criações, o que inclui peças para a casa, como a poltrona Renda, lançada pela loja paulistana A Lot Of.

Em fase final da reforma de sua casa em São Paulo, o estilista também vem colecionando endereços fáceis onde se pode encontrar de torneiras a quadros inusitados com bom custo-benefício.

Confira suas lojas preferidas no Brasil e no exterior.

Tudo para a casa, em São Paulo

Entre as opções de lojas para casa na capital paulista, Nakao destaca a A Lot Of Concept Store e a Tok&Stok, “que têm um acervo bem legal”. “Também gosto dos artigos de cama, mesa e banho da Trussardi e dos produtos para iluminação da Dominici”, acrescenta.

Outras dicas são os metais sanitários da Docol e os eletrodomésticos da Fast Shop. “Lá eles cobrem os preços que eu vejo na internet, o que, aliás, é outra dica que eu dou: pesquisar os valores em sites de busca.”

Na web, Nakao indica também a PopShop, site de objetos de decoração, arte e design criada por ele. “Ali, é possível encontrar desde patinhos de borracha estampados até luminárias que absorvem a luz do dia e iluminam a casa à noite, sem gasto de energia.”

Cozinha

Cafeteira Nespresso
Reprodução
Cafeteira Nespresso
Com estilo caseiro, Nakao é do tipo que gosta de reunir os amigos para cozinhar. Quando precisa de algum utensílio novo, seu destino é a rua Paula Souza, no centro de São Paulo.

O endereço abriga dezenas de estabelecimentos especializados na venda de pratos, talheres, panelas e tudo que um bom gourmet precisa.

“De vez em quando, também dou uma passada na Spicy, que sempre tem novidades.”

Para um bom cafezinho, a dica é ter uma cafeteira em casa. “As da Nespresso fazem um café fresquinho, mantêm o sabor e as nuances da bebida, o que é essencial em qualquer alimento.”

Novos artistas

Aos amantes das artes plásticas, Nakao sugere visitas às galerias Hematomas, Vermelho e Choque Cultural. Para ele, são lugares ideais para se prestigiar bons artistas novos, cujas obras têm preços acessíveis.

Mão na terrra

Nakao gosta de cuidar pessoalmente de suas plantas. “Compro mudas no Ceasa e uso ferramentas que considero inquebráveis”, diz. Ele se refere a produtos da marca alemã Gardena, que ele costuma comprar na Leroy Merlin.

Mercados de pulga

“Quando eu chego em qualquer cidade, a primeira coisa que pergunto é onde fica o mercado de pulgas local”, conta. O que para muitos não passa de velharia, para Nakao é um retrato de como as pessoas vivem. “Diferentemente das lojas, onde tudo é novo, nestas feiras o que está à venda são objetos com história”, diz.

Nakao já esteve nos mercados de pulgas de Paris, Roma e Amsterdã, entre outros. Quando está garimpando peças usadas em São Paulo , seus destinos preferidos são as feiras das praças Benedito Calixto e Dom Orione (Feira do Bixiga).

Design democrático pelo mundo

Loja de departamentos Muji
Reprodução
Loja de departamentos Muji
Fora do Brasil, um de seus lugares preferidos para comprar peças para a casa é a rede japonesa Muji, que conta com lojas nos Estados Unidos, na China, no Japão, na Inglaterra, na França, na Itália, na Alemanha e na Espanha.

Ali é possível encontrar grande variedade de itens como móveis, roupas e utilidades domésticas, com linhas simples. “A loja traz um design democrático”, afirma Nakao.

Um giro por Amsterdã

Na capital holandesa, Nakao costuma dedicar um bom tempo a lojas de design. Entre as suas preferidas, está a Droog, onde o design aparece em móveis e acessórios inusitados, como uma jaula para açúcar e uma poltrona feita com peças de Lego.

Misto de loja e galeria, a WonderWood fica no coração de Amsterdã e é parada obrigatória para quem gosta de móveis retrô. Na The Frozen Fountain, o contato com algumas das principais galerias de arte do país garante coleções dinâmicas e variadas de móveis e acessórios para a casa.


Serviço:

A Lot Of Concept Store
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 256, Jardins – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3068-8891

Choque Cultural
Rua João Moura, 997, Pinheiros – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3061-4051

Docol
Tel: 0800-474-333

Dominici
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.768, Jardins – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3087-7788

Droog
Staalstraat 7b, 1011 – Amsterdã
Tel: 31 (0) 20-523-5059

Fast Shop
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.232 (Shopping Iguatemi) – São Paulo-SP
Tel: 3232-3550

Feira da Praça Benedito Calixto
Praça Benedito Calixto, s/ nº, Pinheiros – São Paulo-SP

Feira do Bixiga
Praça Dom Orione, s/ nº, Bela Vista – São Paulo-SP

Galeria Vermelho
Rua Minas Gerais, 350, Higienópolis – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3138-1520

Gardena

Leroy Merlin
Av.Magalhães de Castro, s/ nº - Morumbi – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3759-5800

Muji 
620, 8th Avenue (40th st.) - Nova York
Tel : (1)(212)382-2300

Nespresso
Av. Magalhães de Castro, 12.000 (Shopping Cidade Jardim) – São Paulo (SP)
Tel: 0800-777-7737

PopShop

Spicy
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.236, Jardins – São Paulo (SP)
Tel: 0800-16-83-88

The Frozen Fountain
Prinsengracht, 645 – Amsterdã
Tel: 31 (0) 20-622-9375

Tok&Stok
Av. Ibirapuera, 2.904, Moema – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3583-4750

Trussardi
Tel: 0800-127-577

WonderWood
Rusland, 3 – Amsterdã
Tel: 31(0)20-625-3738

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.