O criador da marca Escola de Divinos aponta lugares para comprar antiguidades, couro e panelas de barro

heitor werneck
Thiago Marzano
heitor werneck
Quem vê o estilista Heitor Werneck circulando pela rua Augusta, onde fica a loja Escola de Divinos, ou pelas festas que promove na casa noturna Audio Delicatessen, na Vila Madalena, ambos na cidade de São Paulo, não imagina que este ícone da cultura clubber dos anos 90 também tem seus momentos caseiros.

“É na casa que divido com minha mãe, em São Bernardo do Campo (SP), que me escondo. Quando quero descansar de verdade, vou para meu refúgio na Serra do Mar”, diz o estilista, que também atua como produtor de moda e eventos, além de criar figurinos para trabalhos na televisão e no cinema.

São nesses lugares reservados à família e amigos íntimos que ele se entrega aos prazeres da cozinha e esconde suas coleções de objetos antigos.

Confira os endereços onde ele mais gosta de garimpar delicadezas para compor seu universo paralelo.

Sebos

“Atualmente estou trabalhando no figurino de um filme e uma das coisas que quero fazer é dar um pulo nos sebos da região da Praça da Sé. São de lá muitos dos meus livros”, afirma ele, que é formado em teologia, mas gosta de ler sobre mitologia, vampiros e fetiches.

Couro

Aproveite a viagem à Buenos Aires para comprar peças de couro
Getty Images
Aproveite a viagem à Buenos Aires para comprar peças de couro
Acostumado trabalhar com materiais pouco convencionais como látex, vinil, plástico e lona, para criar suas coleções de moda, Werneck também gosta de usar muito couro.

Uma de suas cidades favoritas para adquirir peças inteiras do material, que também pode ser aproveitado na forração de poltronas e sofás, é o bairro do Sumidouro, em Buenos Aires (Argentina).

Coleção de murano

“Há alguns anos comecei a adquirir aves de murano em feiras como a da Praça Benedito Calixto e a do Bixiga. Atualmente, estou mais focado apenas nos patos.”


Panelas

As cidades históricas de Minas são ideais para encontrar boas panelas de barro
Getty Images
As cidades históricas de Minas são ideais para encontrar boas panelas de barro

“Adoro cozinhar. Por isso sempre trago panelas de minhas viagens.”

Um de seus lugares preferidos são as cidades históricas de Minas Gerais, como São João Del Rei, onde encontra diversos modelos feitos de barro, “ideais para fazer um típico frango ao molho pardo”.

Móveis antigos

“Gosto de comprar móveis antigos e restaurar para deixar com a minha cara.” A caçada por esse tipo de peça sempre começa na feira de antiguidades da Praça Benedito Calixto, em Pinheiros, onde Werneck comprou sua cama, datada de 1890.

Serviço:

Audio Delicatessen
Rua Mourato Coelho, 651, Vila Madalena – São Paulo (SP)
Tel: (11) 2609-1412

Escola de Divinos
Rua Augusta, 867, Consolação – São Paulo (SP)
Tel: (11) 2364-6461

Feira da Praça Benedito Calixto
Praça Benedito Calixto, s/ nº, Pinheiros – São Paulo-SP

Feira do Bixiga
Praça Dom Orione, s/ nº, Bela Vista – São Paulo-SP

Confira as dicas de compras de outras personalidades:
Jum Nakao


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.