Aposte na cor para decorar os ambientes da casa e surpreenda no ano-novo

Divulgação
A arquiteta Sueli Adorni escolheu o branco para deixar os ambientes mais luminosos
Branco quer dizer paz, prosperidade. Nessa época do ano, as vitrines estão repletas de roupas claras, as preferidas na noite de Réveillon. Se nas festas a cor faz sucesso, na decoração é uma grande aliada na busca por amplitude e luminosidade. “A casa fica mais clara e leve, um charme!”, diz a designer de interiores Roberta Devisate.

Para os adeptos do branco total, uma boa notícia: o tom vem com tudo em 2011. E não é à toa. A lista de possibilidades de uso nos ambientes é extensa. Vale apostar em uma composição com base neutra e detalhes vibrantes. “Essa é a minha preferida, não há como errar”, afirma.

O tom ainda vai bem em detalhes e pode ser boa ideia para deixar transparecer as formas do mobiliário. “É uma ótima solução se você deseja destacar alguma peça”, comenta a arquiteta Rosa Tieppo. Existe também uma combinação clássica, o famoso preto-e-branco, que nunca sai de moda. “O piso xadrez está sempre em alta, assim como móveis escuros que contrastam com acabamentos claros”, sugere a arquiteta Sueli Adorni.

Em todos os casos é preciso cuidado para não errar a mão e deixar os ambientes sem vida. “Para evitar esse problema, é importante escolher algum item que chame a atenção, pode ser uma peça ou um material”, diz.

Se você ainda está na dúvida, pode acreditar, a escolha do branco traz inúmeros benefícios para a casa. “A cor é sinônimo de tranquilidade e representa um recomeço. Que tal transpor essa energia do Réveillon para todos os dias do ano?”, ressalta Rosa. Além disso, o tom é atemporal. “É difícil enjoar e a decoração dificilmente cansará ou terá de passar por modificações com frequência”, explica Sueli.

As arquitetas Rosa Tieppo e Elaine Gonzalez escolheram a combinação do branco com bege para compor esse projeto
Divulgação
As arquitetas Rosa Tieppo e Elaine Gonzalez escolheram a combinação do branco com bege para compor esse projeto
Outra atitude fundamental é ter a consciência de que a beleza dos espaços depende apenas de você. “A manutenção é muito maior e deve ser realizada sempre. É importante deixar os ambientes limpinhos, pois a sujeira aparece com maior facilidade”, comenta Roberta. E atenção: evite o uso do branco em cômodos destinados às crianças. “Nesses locais, estofamentos, superfícies e tapetes claros demais podem ficar manchados e deteriorar com maior rapidez.”

Anote:

O branco é democrático. Além de combinar com diversas cores, é a companhia ideal para texturas diferentes. “Escolha materiais como pedra e madeira, que não deixam a composição monótona”, sugere Roberta.

O tom, bem-vindo em móveis e peças decorativas, também é boa pedida para capas de algodão e cortinas. “Invista em tecidos agradáveis ao toque e com estampas variadas”, completa.

As cores que irão acompanhá-lo devem ser escolhidas de acordo com a proposta do projeto. “Em lares mais ‘clean’, azuis e cinzas estão entre os preferidos”, afirma Sueli. Mas se o objetivo é ousar, eleja complementos amarelos, laranjas, verdes e até vermelhos.

Uma base neutra é ideal para acomodar quadros coloridos, vasos de vidro em diferentes tonalidades, flores, móveis laqueados e almofadas. “Coloque a criatividade em cena, pois o branco permite”, ressalta Roberta. Mas antes de começar a decorar, lembre-se: “cuidado para não pecar pelo exagero. Como em tudo na vida, ter bom senso é sempre importante”, recomenda Sueli.


Serviço:

Roberta Devisate
(21) 2714-0629/2710-3724

Sueli Adorni
Alameda Mamoré, 535, 17° andar – Barueri (SP)
Tel: (11) 4166-5550

Tieppo e Gonzalez
Rua Joaquim Floriano, 888, conjunto 809 – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3854-5654

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.