Exposição “Estrelas do Design Finlandês" será realizada no Instituto Tomie Ohtake, em SP

Entre os dias 11 de março e 02 de maio, o Instituto Tomie Ohtake recebe a mostra “Estrelas do design finlândes”, que traz um balanço de como os traços do design da Finlândia vêm se desenvolvendo e se reiventando até hoje.

“Essa exposição demonstra o sucesso de uma nação que tornou o design, fonte primordial de sua identidade e economia após a Segunda Guerra Mundial, quando uniu as necessidades indústrias e dos consumidores”, diz o diretor do Instituto, Ricardo Ohtake.

Organizada pelo Museu de Design de Helsinque, com o apoio da Embaixada da Finlândia, a mostra reúne mais de 200 peças selecionadas pela curadora Marianne Aav e apresenta o design finlândes sob cinco perspectivas distintas: nacional/ internacional; o material; natureza como ponto de partida; forma pura; e inovação.

Entre as obras expostas estarão os trabalhos do pintor Akseli Gallen-Kallela e do arquiteto Eliel Saarinen que contribuíram introduzindo ao design características nacionais e o espírito internacional do Art Nouveau. Também se destacam as obras do maior arquiteto finlandês Alvar Aalto (1898-1976), que uniu a linguagem orgânica da forma com o funcionalismo, na arquitetura e mobiliário, como o conjunto Set of Vases and Plates, projetado em 1939, presente na exposição.

O modernista Inovador Tapio Wirkkala (1915-1985), reconhecido pelo seu trabalho em vidro, e o designer Kaj Franck, que se destaca por suas obras em vidro e cerâmica, e por ser o primeiro a promover a reciclagem, também terão suas obras expostas na mostra.

No time dos mais modernos estarão os trabalhos de Timo Sarpaneva, com os recipientes em vidro coloridos i-last, e do designer Ilkka Suppanen, como as cadeiras Rosebud.

Debate

Além da mostra, na quinta-feira (11), às 19 horas, uma mesa redonda mediada por Ricardo Ohtake será realizada para discutir as visões contemporâneas e históricas do design finlandês, que começou a ser reconhecido mundialmente nos anos 50.

Conheça algumas peças que farão parte da exposição finlandesa


Serviço
Exposição “Estrelas do Design Finlandês”
Data: de 11 de março à 02 de maio
Horário: de terça a domingo, das 11h às 20h
Local: Instituto Tomie Ohtake
Av. Brig. Faria Lima, 201 (entrada pela Rua Caropés) – Pinheiros
Tel: (11) 2245-1900


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.