Expoente no design italiano, Maurizio Galante traz mostra a São Paulo e prova a união dos conceitos

Misturar moda, design e arquitetura é a proposta da exposição Interware – Design Transversal , criada pelo designer italiano Maurizio Galante em parceria com o analista de tendências Tal Lancman. Uma das principais atrações do Salão Design São Paulo , que abre hoje na Oca, no Parque do Ibirapuera, ela acabou se tornando na própria síntese do evento idealizado por Waldick Jatobá , e que se realiza paralelo à São Paulo Fashion Week, cujos desfiles acontecem no prédio ao lado, igualmente assinado por Oscar Niemeyer.

O israelense Tal Lancman e o italiano Maurizio Galante na exposição Interware, na Oca
Lívia Alves
O israelense Tal Lancman e o italiano Maurizio Galante na exposição Interware, na Oca






“Não acredito que haja diferença entre moda e design. É tudo a mesma história, ainda mais aqui, onde queríamos estar à altura deste grande arquiteto”, afirma Galante, que chega a utilizar a mesma matéria-prima para compor mobiliários e roupas.

A poltrona AURA, de Maurizio Galante, é uma das peças que está na Interware do Brasil
Divulgação
A poltrona AURA, de Maurizio Galante, é uma das peças que está na Interware do Brasil


Pela primeira vez no Brasil, depois de passar pela França e Itália e com o próximo destino já certo – a China –, a mostra traz peças criadas sob a influência das diferentes facetas da dupla.
Galante, que já desfilou coleções de alta costura em Paris, trouxe sua experiência com arquitetura , obtida na Universidade de Roma na década de 80. Lancman agregou a análise de tendências e o trabalho com a indústria têxtil. “Nossa união resultou em um cruzamento de diferentes disciplinas com equilíbrio e harmonia”, diz Lancman, o porta-voz da dupla.

Saiba mais sobre design no Twitter do Delas

Veja outras peças do Salão Design São Paulo

O resultado são móveis únicos, com toque artesanal , aliado à tecnologia tanto para a definição das formas quanto dos materiais. A busca pela natureza e pelo lúdico também se faz presente nas criações, que tentam questionar a monotonia do dia a dia.

Os pufes Canape Cactus apesar de imitarem cactos são bastante macios
Divulgação
Os pufes Canape Cactus apesar de imitarem cactos são bastante macios


“Queríamos sair da rotina e inventar um cotidiano completamente diferente, com sonhos, mágicas e coisas impossíveis”, explica Lancman. A proposta pode ser claramente identificada em uma das luminárias , cujo tamanho e formato imitam um crânio de tigre, nos pufes que dão a impressão de serem cactos ou na poltrona revestida com tecido estampado de mármore. Todas em exposição na Oca.


Serviço:

Salão Design São Paulo
Local: Oca, Parque do Ibirapuera
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Portão 3 – São Paulo (SP)
Data: 15 a 17 de junho, das 14h00 às 22h00;
18 e 19 de junho, das 12h00 às 20h00
Ingresso: gratuito, mediante credenciamento

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.