Dicas de móveis, materiais e pisos para o ambiente externo da sua casa

Para tornar o jardim da sua casa ainda mais agradável é preciso fazer uma decoração harmoniosa e seguir algumas dicas básicas. Por exemplo, esqueça as estantes, armários ou móveis fechados para os ambientes externos, já que, como os objetos devem ser guardados dentro do imóvel, as estruturas não são úteis nos jardins e deixam a decoração muito rústica.

VEJA A GALERIA DE FOTOS

Dos móveis ideais para o jardim, tem tanto dos mais básicos, como bancos, poltronas, espreguiçadeiras e mesas, como também coisas novas, como o balanço, as redes que já tem a própria base e não precisa ficar amarrada em árvores e o banco baixo com 15 cm de altura, que parece daqueles indianos, afirma Daniela Sedo, arquiteta e paisagista.

Destaque para móveis de madeira

Segundo ela, o material que está em alta para os móveis de ambiente externo é a madeira, que transforma o local em chique e aconchegante. Outros materiais recomendados são o aço galvanizado e o alumínio com pintura eletrostática para proteger a peça e não deixá-la enferrujar.

Já o que não combina para decoração de jardim é o plástico. Para decoração eu não conheço nenhuma linha bacana de móveis de plástico. Eu não indico, fica muito feio, explica.

Os móveis de madeira para jardim ficam expostos à chuva, sol e vento, e, por isso, devem ser cuidados para não perderem a sua cor natural, ficando mais escuros ou até mesmo acinzentados com o passar do tempo. Para protegê-los, é preciso envernizar os objetos pelo menos uma vez ao ano com produtos especiais para isso, que são vendidos em diversas cores ou até mesmo em transparente.

Pisos recomendados para o jardim

Em relação aos pisos, os indicados são tanto o deck de madeira, como o deck de plástico que é muito parecido com o de madeira. É importante escolher uma cor do deck de plástico que combine com o ambiente, lembra Daniela.

Outras sugestões de pisos para a área externa são as pedras brasileiras e as placas de cimento que dão um toque diferenciado no ambiente. No entanto, essas peças precisam ser impermeabilizadas, pois a sujeira pode entrar nos buraquinhos do piso e deixar o cimento encardido.
Objetos decorativos.

A escolha da decoração

Para decorar os sofás, o recomendado é colocar almofadas coloridas e despojadas. "Mas você tem que tirá-las e só colocá-las quando receber alguma visita", lembra a arquiteta.

Além disso, as luminárias são ótimas opções para dar um toque especial à noite. Existem diversos modelos, desde as lanternas metálicas que ficam no piso até luminárias pequenininhas para colocar nas árvores. Elas ficam muito legais em festas, por exemplo, explica Daniela.

O pergolado, que são coberturas feitas de concreto ou madeira vazada, também é muito usado em jardins, e possuem diversos desenhos para cada gosto e ambiente.


Leia mais sobre: jardim

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.