Mostra Black reunirá apenas arquitetos renomados em SP. Confira alguns croquis com exclusividade

Apesar de um calendário repleto de grandes eventos , a cidade de São Paulo ainda tem bastante espaço para novidades. Esta é a opinião da arquiteta Raquel Silveira, idealizadora da Hyundai Mostra Black , nova mostra de decoração que abre suas portas no dia 22 de junho, em um antigo casarão no Jardim Europa. “A mansão de 1.500 m², do arquiteto Jacques Pilon, abrigará os ambientes dos 14 profissionais entre arquitetos, designers de interiores e paisagistas escolhidos criteriosamente por mim e pelo curador Sergio Zobaran”, diz Raquel.

Perspectiva do ambiente da arquiteta Fernanda Marques na primeira edição da Hyundai Mostra Black
Divulgação
Perspectiva do ambiente da arquiteta Fernanda Marques na primeira edição da Hyundai Mostra Black


Alex Hanazaki, Ana Maria Vieira Santos, Dado Castello Branco, David Bastos, Fernanda Marques , Guto Requena, João Armentano, Jorge Elias, Luiz Carlos Orsini, Marcelo Faisal, Murilo Lomas, Renata Seripieri , Roberto Migotto e Sig Bergamin compõem o elenco de arquitetos participantes da nova mostra. Apesar de terem total liberdade de expressão na criação de seus espaços, os profissionais precisaram seguir o tema “O Que é Black”.

O arquiteto Dado Castello Branco, que apresenta o croqui de seu espaço em primeira mão, buscou inspiração no tema e no próprio casarão para montar o “Apartamento em Paris”, ambiente de 120 m² que te. “Busquei garantir o verdadeiro clima francês em todo o ambiente. Para isso, revesti as portas de camurça cinza e o piso com madeira amazonic ebanizado”, diz Castello Branco, que apresenta na mostra sua última criação em mobiliário, a mesa de centro Carolina, em homenagem à sua esposa. A peça estará no living.

Chamado
Divulgação
Chamado "Apartamento em Paris", o ambiente do arquiteto e designer Dado Castello Branco terá hall de entrada, banheiro, quarto, living com home theater e cozinha gourmet


Ao contrário do clima clássico de Dado Castello Branco, a arquiteta Fernanda Marques apostou na contemporaneidade para compor o Lounge Garagem. Logo na entrada, jardins verticais abrem o espaço de 150 m² construído com paredes e teto de vidro . Mais do um lugar para abrigar carros e motos, o lounge da arquiteta, que também está na Casa Cor SP , é um canto particular do morador, onde ele pode praticar boxe, jogar pebolim, assistir futebol ou até mesmo relaxar lendo um livro.

Fernanda Marques apostou na contemporaneidade para compor o Lounge Garagem. Logo na entrada, jardins verticais abrem o espaço construído com paredes e teto de vidro
Divulgação
Fernanda Marques apostou na contemporaneidade para compor o Lounge Garagem. Logo na entrada, jardins verticais abrem o espaço construído com paredes e teto de vidro


Puro contraste
O arquiteto baiano David Bastos contrastou o clássico e o contemporâneo para compor a Champanheria, espaço onde ocorrerão os eventos da Mostra Black. “Me inspirei na vida para criá-lo. O que eu mais quero é que as pessoas, ao percorrerem o ambiente, tenham boas emoções”, afirma o arquiteto, que revelou para o iG a perspectiva do espaço composto por móveis italianos e tons escuros, onde se destaca um sofá verde-limão.

Com 50 m², piso em madeira de demolição preta e detalhes em mármore, a Champanheria ficará entre o ambiente de Sig Bergamin e o jardim do paisagista Alex Hanazaki.

David Bastos contrastou o clássico e o contemporâneo para compor a Champanheria, espaço onde ocorrerão os eventos da Mostra Black
Divulgação
David Bastos contrastou o clássico e o contemporâneo para compor a Champanheria, espaço onde ocorrerão os eventos da Mostra Black

Mostra exclusiva
Direcionada para um público de bom-gosto e bom bolso – a entrada custa R$100 (estudantes e idosos pagam meia) –, a Hyundai Mostra Black vai até o dia 17 de julho e acontece no mesmo período que a Casa Cor , maior evento de decoração da América Latina.

“É totalmente proposital. Assim como em Milão, Buenos Aires e Nova York, onde exposições paralelas são realizadas no mesmo período que tradicionais eventos”, afirma Raquel. “Aproveitamos que o momento está aquecido.”

Segundo a organizadora, que batizou o evento de “Black” para trazer a ideia de exclusividade que marcas de diferentes segmentos embutiram na palavra, essa é apenas a primeira edição de muitas. Para os próximos anos, o tema continuará sendo o mesmo, assim como a quantidade de arquitetos. Porém, haverá rodízio de profissionais e dos locais onde ocorrerá a mostra. “Pode ser em outra casa, num galpão ou até mesmo num hotel”, conclui Raquel, fazendo lembrar os primórdios da principal concorrente.

Veja mais notícias sobre decoração no twitter do Delas

S erviço:
Hyunday Mostra Black
De 22 de junho a 17 de julho de 2011
Rua Groenlândia, 448, Jardins - São Paulo (SP)
Tel: (11) 2609.2522
Funcionamento:Terça a sábado e feriados, das 11h às 20h30; domingo, 11h às 19h30
Ingresso: R$ 100,00
Crianças até 10 anos não pagam
Estudantes, mediante a apresentação de carteira de estudante, e idosos pagam meia entrada
Estudantes de arquitetura, design e decoração, mediante a documentação, pagam meia entrada
Bilheteria no local: 11h às 20h, de terça a domingo
Transporte: Estacionamento no Hotel Unique, na Av. Brigadeiro Luis Antonio, 4700. Traslado gratuito de ida-e-volta dos visitantes do Unique até a Mostra Black.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.