Se você está construindo ou pretende reformar a sua piscina, saia do lugar comum e invista em opções descoladas para aplicar no revestimento interno

Verão 2009
Já faz um bom tempo que as piscinas revestidas simplesmente com azulejos grandes, de 15x15 cm, de tom azul claro viraram coisa do passado, pois hoje são mais associadas às piscinas olímpicas de clubes.

VEJA A GALERIA DE FOTOS

Atualmente, a inovação no visual passou a ser elemento-chave para tornar o lazer completo e convidativo. E isso se deve às inúmeras opções que o mercado oferece, em relação a materiais, cores e desenhos.

Uso de cores e tons

No lugar dos tradicionais azulejos, entraram com força total as pastilhas de vidro ou de porcelana. No início, elas ainda mantinham o costume da cor azul, porém com variantes que iam do tom claro ao marinho. Mas hoje já não há regras e o que vale é usar a criatividade.

Tanto é que piscinas revestidas com pastilhas vermelhas fazem sucesso em diversos projetos, como prova de que às vezes uma pitada de ousadia pode ser muito bem-vinda.  Mas há quem prefira cores como laranja ou verde, entre inúmeras versões.

Você ainda pode deixar a imaginação ir mais longe e usar a diferença de tons não só como efeito estético, mas também para demarcar, no piso da piscina, as variações de profundidade, ou destacar degraus, aumentando a segurança dos usuários.

A escolha do material

Por suas dimensões reduzidas, em geral de 2,5x2,5cm e 5×5 cm, e por serem encontradas em diversas nuances, as pastilhas permitem a composição de desenhos e mosaicos, utilizando-se um degradê da cor escolhida. O efeito é aplicado em especial nas bordas.

Outro tamanho encontrado no mercado é o de 1,5 x 1,5 cm, também muito utilizado por acompanhar as curvas, possibilitando diferentes criações. Uso pastilhas de porcelana porque não absorvem água, têm alta resistência e são encontradas em diversos formatos, oferecendo várias paginações, conta a arquiteta Guida Ruschi Vicentini.

Além das pastilhas, pedras naturais importadas da Ásia também vêm sendo empregadas como revestimento de piscina. Em tonalidades que variam do verde-jade ao esmeralda e em tamanhos de 15x15 cm e 10x10 cm, elas são símbolo de sofisticação, além de oferecer um aspecto de exclusividade. Mas não é só, já que se integram perfeitamente às paisagens naturais.

Praticidade em primeiro lugar

E, para quem quer praticidade e rapidez na finalização da piscina, a dica é o vinil. É uma ótima opção quando o tempo e o orçamento são reduzidos, comenta Guida. A instalação pode ser feita em um dia, se for aplicado em uma piscina já pronta. E é bem simples, feita através de vácuo, usando um aspirador de pó.

Porém, alerta Guida, É preciso tomar cuidado com este material, que pode furar ou rasgar caso seja submetido a objetos cortantes ou pontiagudos. A arquiteta Andréa Ottoni diz que, nesses casos, o vinil aceita remendos. Mas o resultado perde em estética.


Leia mais sobre: piscina


Onde encontrar:
Atlas -
www.ceratlas.com.br
Differenza ¿ tel. (11) 5533-1141
Guida Ruschi Vicentini ¿ tel. (11) 5533-4746
Andréa Ottoni  - tel. (19) 3254-6490 ,
www.andreaottoni.com.br
Ceramick ¿ tel. (19) 3295-2777
Asiapedras ¿ tel. (11) 3021-3000,
www.asiapedras.com.br
Recesa ¿ tel. (11) 4071-3633,
www.recesa.com.br
Sodramar ¿
www.sodramar.com.br

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.