Arquitetos falam o que deverá ser mais pedido na decoração da casa em 2009

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508151315&_c_=MiGComponente_C

Ano novo, vida nova! Se você também acredita nesta mínima e quer transformar a decoração da sua casa para começar 2009 com o pé direito, a dica é optar por ambientes aconchegantes, com cores claras e objetos contemporâneos.

Marilia Veiga_Divulgação
A composição dos ambientes deve seguir duas diretrizes básicas em 2009: linhas horizontais nas formas e visual clean minimalista nos detalhes, onde a funcionalidade ganha grande destaque e os exageros não são bem vindos, explica Gabriele Poletto, arquiteta da Dell Anno.

Muito mais do que deixar a sua casa bonita, a grande pedida agora é aliar estética com necessidade. "Prefiro uma decoração mais contemporânea, como móveis com desenho mais limpo e com pouca informação. Gosto de colocar algumas peças de design e jogar alguma com um tom mais tradicional, criando um pouco de contraste, conta a arquiteta Marilia Veiga. Mas sempre pedido também é que os ambientes sejam gostosos de usar, completa.

Materiais em alta
Marilia Veiga_Divulgação

A preocupação com o meio ambiente também deverá ser mantida em 2009. Acredito que a sustentabilidade e a criatividade serão a forte tendência para o próximo ano. A decoração, assim como as artes, refletem o momento político, econômico e social, afirma Marilia.

Por isso, o uso de madeira certificada foi uma das grandes apostas na decoração em 2008 e ganha ainda mais força no próximo ano. A madeira nunca sai de moda, é um material bonito, prático, aconchegante e que remete algo natural, explica.

Até mesmo para os pisos o material é um dos mais utilizados atualmente, além do próprio o cimento. Para residências, a forte tendência são revestimentos cerâmicos que reproduzem fielmente tábuas em madeira e placas de cimento, conta Gabriele.

Qual cor escolher?

Leandro de Araújo
Opções, modelos e cores de objetos para pintar a sua casa não faltam no mercado, portanto fique de olho no que é aposta em 2009. Por exemplo, se a sua residência for na cidade, as arquitetas indicam cores sóbrias, claras e não vibrantes. Para 2009 dominarão os brancos lavados (cor corda), os tons sépia e os acinzentados, orienta Gabriele.
Já para os imóveis localizados em ambientes mais divertidos, como em praias e sítios a tendência é outra. Se for uma casa de praia, por exemplo, devemos ter cores mais alegres como o laranja e o amarelo, aconselha Marília.

Vale lembrar que os papéis de parede estão voltando com força total para o revestimento dos ambientes internos do imóvel. Mas há outras opções também. Nos quartos gosto do aconchego proporcionado por tecidos ou fibras naturais. Nos banheiros as pastilhas de vidro dão alegria e o mármore sempre dá um tom sofisticado. Para as áreas sociais gosto de cores mais neutras, explica Marília.


Leia mais sobre: decoração

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.