Reconhecidos no mundo da moda, importantes estilistas brasileiros emprestam seus nomes para objetos de decoração

Assim como Giorgio Armani, Kenzo e Pierre Cardin extrapolaram as barreiras da passarela e se aventuraram na moda casa, importantes estilistas e marcas brasileiras estão indo pelo mesmo caminho e, em parceria com outras empresas, desenvolvem utensílios de cozinha, roupas de camas, objetos de decoração e mobiliário.



É o caso de Ronaldo Fraga que lançou hoje sua mais nova coleção de objetos para a casa. Em parceria com a Tok&Stok, o estilista assina sete linhas de acessórios exclusivos. Serão porta-copos, tigelas, canecas, xícaras, guardanapo, jogos americanos, copos, roupas de banho, edredom e lençol com as estampas mais famosas de Fraga.

“Essas parcerias são uma forma de democratizar a linguagem do estilista e reforçar a marca ao lado de empresas fortes, que tomam decisões baseadas em pesquisas de mercado”, afirma o estilista, para quem esta tendência de unir passarela e casa até de demorou para chegar ao País. “No início dos anos 90 isso já era comum no exterior.”

Moda +casa
Amir Slama, que apresentou hoje, em São Paulo, sua nova marca de moda praia – em 2009 ele saiu definitivamente da Rosa Chá -, também empresta seu talento para lojas de decoração e utensílios domésticos. Para o verão 2011, o estilista se inspirou nas paisagens e nuances do Rio de Janeiro e desenhou uma exclusiva linha de homewear para a Trousseau.

“Essas parcerias inserem os objetos para casa no calendário de moda, tornando-os mais atrativos para o mercado e fazendo as lojas de decoração, mobiliário e utensílios domésticos lançarem cada vez mais produtos”, afirma Slama.

Para Fraga não existe diferença entre vestir pessoas e a casa. “Foi um trabalho feito com muita naturalidade.” Tanto é que outros estilistas como Alexandre Herchcovitch, Adriana Barra, Jum Nakao e Sergio K. também já fizeram acordos com lojas de decoração.

Depois de uma rápida incursão pelo design de mobiliário no início do ano, Nakao voltou a emprestar seu estilo para a arte de sentar. Em parceria com a Allê Design ele lançou recentemente a poltrona água-viva, inspirada nos tentáculos do celenterado marinho.

Já Sergio K. criou uma linha casa dentro de sua marca, a Penthouse, na qual almofadas, copos e porta-copos levam a irreverência de seu estilo. “Na Penthouse crio para as minhas necessidades e estendo para as necessidades do meu consumidor. Uso a mesma fórmula que conquistei no vestuário: a união de qualidade, preço e desejo”, diz o estilista.

Grifes em casa
A tendência “da passarela para a casa” não é exclusividade de estilistas. Grandes marcas como Hermès, Diesel e Versace também estão apostando nessa ideia.

A Daslu Casa acaba de receber, no Brasil, duas linhas de aparelhos de jantar em porcelana da marca italiana Missoni. A Farm, marca carioca de roupas, firmou parceria com a JRJ para lançar uma nova coleção de tecidos para decoração, inspirada nas mulheres cariocas.

Serviço:

Allê Design
Tel: (54) 2105-5929

Daslu Casa
Av. Chedid Jafet, 131, São Paulo (SP)
Tel: (11) 3841-4000

JRJ Tecidos
Rua Canadá, 215, Jd. Europa, São Paulo (SP)
Tel: (11) 3849-3629/ 0800-552718

Penthouse – Sergio K
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232, São Paulo (SP)
Tel: (11) 3813-8511

Tok&Stok
Tel: 0800 70 10 161

Trousseau

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.