Na hora de decorar o jardim e a piscina, escolha móveis próprios para áreas externas

Verão 2009
O verão está aí. E para você e sua família aproveitarem ao máximo o jardim e a piscina da sua casa, não dá para abrir mão de móveis confortáveis, do tipo que pode ficar ao ar livre, exposto tanto ao sol quanto à chuva, sem riscos de se estragar por umidade ou desbotamento ao final da estação.

VEJA A GALERIA DE FOTOS

Atenção aos materiais

Segundo a arquiteta Ana Cristina Tavares, da KTA - Krakowiak & Tavares Arquitetura, um dos fatores mais importantes a ser observado ao escolher móveis para áreas externas é a qualidade do produto e dos materiais com que são feitos. Eles devem ser resistentes à incidência direta do sol e à umidade.

Para isso, o melhor é aliar beleza e praticidade, optando por materiais como o alumínio e a fibra sintética. Uma dupla que, aliás, está entre as preferidas de arquitetos e decoradores, por substituir com elegância e qualidade os tradicionais modelos de fibras naturais.

Móveis com estrutura de alumínio e revestimento de fibra sintética têm mais durabilidade. E podem ser lavados com água, sabão neutro e esponja macia. O alumínio é forte e resistente a corrosões, pois não se altera em contato com a água e suporta até mesmo a maresia, afirma a arquiteta.

Conheça outras opções

Feitos com vime, junco e rattan, entre outros, os móveis de fibras naturais são sempre requisitados para decorações de verão, seja pelo toque refrescante ou pelo aspecto tropical. Porém, não sobrevivem por muito tempo aos efeitos dos raios solares e ao contato com a água.

Outra opção são as exóticas espreguiçadeiras, bancos e mesas de madeira teka. De origem asiática, é a mais resistente às intempéries. O preço, no entanto, ainda não é dos mais acessíveis, mas compensa pela durabilidade. Há ainda os móveis de madeira protegidos com verniz naval, que também oferecem certa durabilidade. Porém, o produto deve ser reaplicado a cada um ou dois anos.

A vez dos revestimentos

Quanto aos revestimentos escolhidos para assentos e encostos, futons e almofadas, o ideal é investir nos chamados tecidos náuticos, que podem ficar em contato com a água da chuva ou da piscina, sem sofrer danos por umidade, como o mofo. Mas há quem prefira o toque macio dos tecidos de algodão, optando por modelos submetidos a processos de impermeabilização.


Leia mais sobre: móveis


Endereços:
KTA ¿ Krakowiak & Tavares Arquitetura
R. Dr. Guilherme Bannitz, 90 - cj. 101, Vila Olímpia, São Paulo - SP
Tel/Fax: (11) 3045-2443;
www.kta.com.br

Carrefour
SAC 0800-7242822;
www.carrefour.com.br

Bali Express
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 863, São Paulo, SP, tel. (11) 3062-6061;
www.baliexpress.com.br

Estar Móveis
Rua Jurubatuba. 362, São Bernardo do Campo, SP, Tel. (11) 4125-7743; Showroom Moema: Av. Ibirapuera 3303, SP, Tel. (11) 5542-2494; Showroom Lar Center: Av. Otto Baungart 500 loja 328 ¿ Tel (11) 2221-7039;
www.estarmoveis.com.br

Saccaro
Al. Gabriel Monteiro da Silva , 1865, São Paulo, SP, tel. (11) 3062-6297;
www.saccaro.com.br

Breton Actual
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 820, São Paulo, SP, tel. (11) 3062-5052;
www.breton.com.br

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.