Saiba como organizar os ambientes de sua casa e minimizar possíveis estragos causados por animais de estimação

Muitas pessoas têm vontade de deixar seu animal de estimação dentro de casa, mas hesitam só em pensar na bagunça – e até na destruição – que isso pode causar. Mesmo quando bem educados, é difícil fugir dos instintos: cachorros gostam de roer e gatos, de afiar as unhas. Por isso, o ideal é adaptar a decoração ante de ter problemas e prejuízos. “Algumas raças de cães, por exemplo, são bem calmas e não causam transtornos. Apesar disso, é comum que filhotes , por sua dentição nova, tenham mais necessidade de roer”, diz Fernanda Fragata, diretora do Hospital Veterinário Sena Madureira.

Saiba mais: Cortina ou persiana? Escolha o modelo ideal para cada ambiente

Em casa com pets, tecidos de sofás devem ser impermeabilizados e fáceis de limpar
Thinkstock/Getty Images
Em casa com pets, tecidos de sofás devem ser impermeabilizados e fáceis de limpar
Diante de um possível estrago, a saída para minimizar os danos é escolher móveis e artigos decorativos “resistentes” aos bichinhos. No caso de sofás, a melhor alternativa é apostar em tecidos impermeabilizados e fáceis de limpar. “Opções como vinil, chenille, couro e até mesmo sarja são as mais interessantes e apropriadas”, afirma Gláucio Gonçalves, arquiteto e designer de interiores.

Se o objetivo for evitar arranhões, nada melhor do que móveis com pés de metal ou de madeiras resistentes (como ipê e cabreúva, por exemplo). “Para impedir que os animais cheguem perto da mobília também existe a possibilidade de usar produtos repelentes, já que deixam um gosto amargo na boca deles”, diz Fernanda.

Outro ponto a ser repensado na hora de decorar é o uso de tapetes. Além de serem alvo da urina dos pets , eles ainda têm o agravante de acumular pelos. A saída, então, é esquecer modelos felpudos e de difícil lavagem. “O ideal é usar aqueles que não absorvam líquidos ou ficam manchados”, afirma Gonçalves.

Veja também: Deixe sua casa mais segura


Assim como tapetes, as cortinas também apresentam desvantagens principalmente em casas com gatos. Vítimas frequentes de arranhões, elas podem ser trocadas por persianas . “Caso a alternativa não agrade, é possível escolher uma cortina pequena que dificulte o acesso dos animais”, diz Salim Dib, arquiteto da Salim Dib & Yara Furtado Arquitetura.

Alguns itens decorativos, entretanto, não permitem adaptação e acabam sumindo dos ambientes. Isso ocorre com bibelôs – que têm sua vida reduzida pelo grande número de quedas – e mesas de centro em vidro, alvos fáceis para cachorros grandes. “Outro erro comum na decoração é posicionar prateleiras e fruteiras em locais muito baixos. O mais recomendado é deixa-las no alto, para que os animais não as alcancem”, afirma Eduardo Rodrigues, coordenador do curso de designer da Escola de Arte e Design Panamericana.

E o piso?

Quando o assunto é revestimento , alguns cuidados precisam ser tomados antes de os pets entrarem em casa. Escolher pisos que não absorvam líquidos é um deles, já que nem sempre os bichinhos vão urinar nos locais adequados. Para quem gosta de pedras, o ideal é aplicar impermeabilizantes no local. “Também é importante lembrar que modelos muito escorregadios são ruins para os animais , que podem não conseguir transitar com firmeza”, afirma Dib. Veja abaixo algumas opções de móveis resistentes a pets:

Siga o iG Delas pelo Twiiter e assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades.

Serviço:

Bali Express
Endereço: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 863 - Pinheiros, São Paulo - SP
Telefone: (11) 3062-6061

Clami
Endereço: Rua Teodoro Sampaio, 1650 - São Paulo, SP
Telefone: (11) 3032-8103 / (11) 3812-3466

Clássica Design
Endereço: Avenida Brasília, 2008 - Araçatuba, São Paulo - SP
Telefone: (11).2889-7500

Espaço 204
Endereço: Avenida Das Nações Unidas, 12551 - Shopping D&D - Piso Térreo, São Paulo - SP
Telefone: (11) 5102-3468.

Ronconi
Endereço: Estrada da Graciosa, 3443 - Colombo, Paraná - PR
Telefone: (41) 2169-6644

Sierra SP
Endereço: Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 522 - São Paulo, SP
Telefone.: (11) 3082-3433 

    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.