Saiba como escolher os móveis para decorar a casa de praia

Escolher a mobília e a decoração da casa de praia demanda atenção especial devido à umidade e à maresia típicas do litoral. Principalmente se o imóvel chega a ficar meses fechado, sem receber iluminação e ventilação.

Prefira os 
materiais que não sofrem com o excesso de 
umidade. Projeto de Davi Cotta
Divulgação
Prefira os materiais que não sofrem com o excesso de umidade. Projeto de Davi Cotta
Para driblar esses problemas, invista em móveis de fibras naturais, feitos de junco ou vime, de madeira ou de vidro, que, além de combinar com o clima praiano, são duráveis e resistentes. “Móveis de couro também são boas alternativas por serem fáceis de limpar e não exigem tantos cuidados”, afirma a designer de interiores Fernanda Patrão .

alt
fibra natural na decoração. Projeto de
Fernanda Patrão" /
Divulgação
Uma boa solução é empregar vidro, madeira e
fibra natural na decoração. Projeto de
Fernanda Patrão
Evite móveis e objetos folhados, cromados ou de ferro, que oxidam e precisam ser limpos pelo menos uma vez por semana, e também os de plástico, que esquentam demais no verão.

Em sofás e cortinas, prefira tecidos leves, como algodão e voile hipermeabilizados, para facilitar a limpeza. No chão e nas paredes, adote sempre piso frio e revestimentos de cores claras. Não há restrições quanto ao uso do papel de parede ou do adesivo.

Tapete, ter ou não ter

Completar a decoração com um tapete é uma questão pessoal. Segundo a arquiteta Carmen Romanillos, do escritório Oliveira Cotta , a peça pode ser usada sem problemas desde que não se trate de um modelo felpudo, que dificulte a retirada da areia que inevitavelmente é trazida para dentro da casa.

“Um tapete de fibra natural, como o sisal, é mais fácil de limpar e dificilmente mofa”, diz. Outras opções práticas e fáceis de limpar são os tapetes laváveis, feitos com fio de nylon, e os vinílicos.


Onde encontrar:
A Loft Of
Artefacto Beach & Country
A Especialista
Breton Actual
Celina Dias
Espaço Moveleiro
Estúdio Glória
Etna
Firma Casa
Forma
Futon Company
MiCasa
Puntoluce
Regatta Tecidos
Tok&Stok

*Preços consultados em dezembro de 2009

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.